Cidades

PMI incentiva e facilita ações preventivas contra DSTs/AIDS

Testes rápidos serão realizados gratuitamente nesta sexta e sábado, no Centro de Controle de Doenças Infecto-Parasitárias (CCDIP)

 

IPATINGA – Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS – o 1º de dezembro, conforme instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) –, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro uma ação de conscientização. Durante todo dia, serão oferecidos testes rápidos, além de distribuição de materiais e disseminação de informações e orientações acerca da doença.

Os testes serão realizados por profissionais do Centro de Controle de Doenças Infecto-Parasitárias (CCDIP), de 7h30 às 17h, nesta sexta-feira (30), e de 7h30 à 12h, no sábado (1º). Para participar, basta que a pessoa compareça à sede do CCDIP, situada à rua Governador Valadares, nº 45, no Centro. O interessado deve levar um documento com foto. O exame é gratuito, seguro e sigiloso.

A gerente do Centro de Controle, Yensi Nazareth, alerta que “o quanto antes a sorologia positiva para o HIV for diagnosticada aumenta muito a expectativa de vida de uma pessoa portadora do vírus. Quem se testa com regularidade, busca tratamento no tempo certo e segue as recomendações da equipe de saúde ganha muito em qualidade de vida”, observa.

DADOS EM IPATINGA

De acordo com dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica do município, em 2017 foram notificados 104 novos casos de HIV/AIDS. Em 2018, já são 99 novos casos registrados até o mês de outubro.

Para a enfermeira do Centro de Controle, Nelia Maria de Morais Pinto, “a prevenção da AIDS precisa ser uma atitude assumida por toda a população não somente no Dia Mundial de Combate à doença. É preciso mudar a mentalidade. O primeiro passo é se informar sobre a doença e se proteger contra ela. O uso de preservativo nas relações sexuais e o diagnóstico precoce são cuidados que devem fazer parte do cotidiano da população, sem distinções de faixa etária e orientação sexual”, alerta.

“O diagnóstico e tratamento do portador do vírus HIV salva vidas e é fundamental para interromper a cadeia de transmissão da doença, que infelizmente avança no Brasil”, acrescenta a enfermeira. “Quanto antes a infecção é diagnosticada e o tratamento iniciado, maiores são as chances de controle, podendo a pessoa levar uma vida normal, sem que evolua para a AIDS”, explica.

 

Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS

 

No Brasil, o Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS foi instituído em 1998. A data é voltada para que o mundo una forças em relação à conscientização deste agravo, que hoje é considerado uma epidemia mundial. O objetivo desse dia é promover o combater a discriminação e o preconceito que ainda existe sobre a doença, além de ser um momento de reflexão para incentivar as pessoas a fazerem o teste do HIV e, assim, fortalecer a política de acesso universal à prevenção, tratamento e cuidado.

Lançado em 1998 pela Visual AIDS de New York, o laço vermelho é utilizado na luta contra a AIDS e é uma homenagem aos amigos do criador portadores da doença. A cor vermelha representa o sangue e a paixão.

 

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com