Cultura

PMI faz inventário de manifestações culturais

(Crédito: SecomPMI)

IPATINGA – O tradicional Festival da Banana, que é realizado anualmente na comunidade de Pedra Branca, e o Terreiro Ilê Axé de Ogum, manifestação cultural de origem afrodescendente, foram inventariados pelo patrimônio histórico e cultural de Ipatinga e aprovados pelos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga (Comphai). O documento segue agora para apresentação no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG).

Uma empresa contratada pela administração municipal, ainda no ano passado, cuidou de fazer um minucioso levantamento de informações e documentos necessários para a produção e aprovação do inventário. “O inventariado é uma iniciativa de preservação do bem cultural”, destaca a gerente da Seção de Patrimônio e Incentivo Cultural da Prefeitura de Ipatinga, Leila Cunha.

PROTEÇÃO
O inventário é um dos instrumentos de proteção do patrimônio cultural previstos na Constituição Federal, ao lado de outros, como o tombamento e registro. “Enquanto o tombamento, normalmente, salvaguarda bens considerados notáveis, o inventário tem um alcance mais amplo, já que é utilizado para proteger bens culturais mais singelos, que podem guardar elementos identitários de uma época, comunidade ou lugar”, ressalta Leila Cunha.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com