Cidades

PMI diz que retorno às aulas será feito com normas de controle

Secretaria de Saúde fará levantamento epidemiológico a cada 15 dias para avaliar os índices de contaminação no município e orientar taxa de ocupação ideal para as salas de aula

IPATINGA – Para garantir um retorno seguro às aulas nesta segunda-feira (10),a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Educação,definiu novas regras e cuidados afim de dar prosseguimento ao ano letivo de 2021. O município já dispõe de protocolos sanitários rígidos para evitar a proliferação do vírus da Covid-19 nos ambientes escolares. Diante disso, a Secretaria de Saúde estabelecerá os indicadores para Acompanhamento e Monitoramento da Pandemia Covid-19, por meio de avaliação epidemiológica quinzenal.

SCORE

O “score” (levantamento) de risco para contaminação dentro das escolas é realizado por meio de avaliação e acompanhamento dos principais indicadores que balizam a evolução da pandemia no município de Ipatinga.

Com base nesses indicadores avaliados, as atividades presenciais nas escolas podem ser retomadas com 50%, 75% ou 100% de ocupação, desde que seja cumprido o protocolo que orienta todas as medidas de segurança para minimizar ao máximo o risco de contaminação pelo novo Coronavírus para alunos, pais, professores e demais funcionários.

CRITÉRIOS

De acordo com a médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Carmelinda Lobato, os critérios levados em consideração para definir a quantidade de alunos em sala de aula são as taxas de contaminação e ocupação de leitos no município. Outro ponto é o acompanhamento com relação às internações Covid, envolvendo o número de pacientes que necessitaram de hospitalização nos últimos 15 dias.

“Os scores de pontos são somados de acordo com número de casos confirmados em relaçãoàevolução da pandemia. Nesse momento, ele está em 9 pontos, o que permite uma ocupação de 50% das salas de aulas. Uma pontuação abaixo de 5 permite 100% da taxa de ocupação. Já uma pontuação de 5 a 7permite uma média de 75% da ocupação”, informa a médica.

ZONA DE EVOLUÇÃO

As definições de quantitativos por sala de aula serão estabelecidas conforme recomendação técnica da Secretaria Municipal de Saúde, observada a Zona de Evolução da Contaminação da seguinte forma:

Zona 1 = 50% da ocupação – máximo de 20 alunos por sala

Zonas 2 e 3 = 70% da ocupação – máximo de 27 alunos por sala

Zona 4 = 100% da ocupação – máximo de 37 alunos por sala.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com