Cidades

PMI desobstrui rede pluvial no Iguaçu

IPATINGA – A Prefeitura Municipal realizou nesta terça-feira (12) mais um trabalho emergencial de manutenção em redes subterrâneas de escoamento de águas, desta vez acompanhado de medidas paralelas de controle de tráfego, tendo em vista se tratar de uma região de alto fluxo de veículos. Foi feita a limpeza e desobstrução de bocas de lobo na avenida Brasil, no bairro Iguaçu, entre as ruas Jaspe e Quartzo, o que gerou a interdição temporária do trecho para movimentação de veículos automotores pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop). Agentes de trânsito deram suporte no local.

De acordo com a Secretaria de Obras, a rede pluvial apresentou um preocupante entupimento, originário de restos de material de construção lançados de forma irregular na via pública. Enxurradas carrearam o entulho para bocas de lobo, provocando a obstrução do canal, com riscos de agravamento da situação devido à proximidade das chuvas.

AÇÕES NA CIDADE

Este trabalho preventivo tem sido realizado pelo governo municipal em toda a cidade. Apenas no período de janeiro a setembro de 2019 foram feitas mais de 2.300 limpezas de bocas de lobo. E uma impressionante quantidade de objetos, das mais diversas naturezas, foi retirada das redes pluviais. Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), a previsão é limpar 3.000 pontos de captação de água pluvial até o fim do ano.

“Durante estes procedimentos, o que a gente observa é ainda grande volume de lixo, garrafas pet, sacolas plásticas e vários outros materiais nas bocas de lobo. Nós iremos sempre fazer essa limpeza, necessária realmente. Mas precisamos da ajuda da população para que evite deixar detritos, especialmente sacolas  com lixo, próximo aos bueiros. Outra orientação é para que restos de materiais de construção não sejam depositados nas calçadas, fora das caçambas. Pequenas ações evitam que estes materiais terminem dentro dos bueiros e bocas de lobo, ocasionando o entupimento dos equipamentos e trazendo transtornos à população nos dias chuvosos”, orienta o prefeito Nardyello Rocha, que acompanhou de perto o trabalho no bairro Iguaçu.

Semanalmente, a Prefeitura realiza pelo menos uma intervenção como a executada na avenida Brasil, no bairro Iguaçu. Além do entupimento causado pelo lixo e entulho, um problema recorrente, outro fator que pode colaborar para a obstrução do canal é o desgaste das manilhas com a ação do tempo. Em alguns casos, elas quebram e resultam também no abatimento da via.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com