Cidades

PMI convoca população para vacinação contra a gripe

IPATINGA – A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi ampliada e a população em geral já pode se imunizar. A Prefeitura de Ipatinga reforçou nesta terça-feira (20) a importância do comparecimento de todos aos postos. A vacina contra a Influenza é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h.

O último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, com dados divulgados na última sexta-feira (16), aponta ainda baixa procura de vários públicos. Em decorrência do não comparecimento de muitos, a cidade havia vacinado apenas 58,6% da população estimada para atendimento.

COBERTURA

Conforme dados do Departamento de Epidemiologia, foram vacinadas até o momento 75% das crianças. Já as gestantes que compareceram às Unidades, por enquanto, somam 61,5%. Os trabalhadores em saúde que já receberam a vacina representam 81% do público estimado, assim como somente 63,5% das pessoas idosas previstas.

VACINA PARALELA

Neste ano, a campanha contra a gripe é paralela à campanha de vacinação contra a Covid-19. A orientação é que deve ser respeitado o intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas.

“É importante que a população entenda que a gripe também é uma doença que pode matar. Ela tem uma letalidade menor, mas pode evoluir para casos graves e levar à morte. Então, a população tem que comparecer aos postos de saúde e tomar a vacina”, ressalta o secretário de Saúde do município, Cleber de Faria.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

A primeira fase da campanha teve início no dia 12 de abril, com a convocação de crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias, além de gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Já a segunda fase, iniciada em 11 de maio, foi destinada aos idosos com 60 anos ou mais e professores.

A terceira e última fase, iniciada em 9 de junho, teve como foco pessoas com comorbidades – incluindo os hipertensos leves –, pessoas com deficiência permanente; forças de segurança, de salvamento e armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros; trabalhadores portuários; funcionários de prisões e unidades de internação; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação e população privada de liberdade. 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com