Cidades

PMI combater a proliferação de Aedes Aegypti no Bom Jardim

Conforme o último Levantamento de Índice Rápido (Liraa), realizado em agosto, região do núcleo habitacional foi a que apresentou o maior percentual de infestação larvária no município

 

IPATINGA – Com a chegada da nova estação climática e a volta do período chuvoso e quente eleva-se na região do Vale do Aço o risco de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Com o objetivo de conscientizar os munícipes sobre a importância de se redobrar os cuidados preventivos contra as doenças, a Prefeitura de Ipatinga, através dos profissionais do Departamento de Vigilância em Saúde, promove nesta terça-feira (02), a partir das 19h, um encontro com os moradores do bairro Bom Jardim, na quadra da UDCBJ – União de Defesa da Comunidade do Bom Jardim, na avenida Orquídea, 1.366.

INFESTAÇÃO

Segundo o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Fernando Anacleto, de acordo com o último Levantamento de Índice Rápido por Infestação de Aedes Aegypti (Liraa), realizado em agosto deste ano no município, o Bom Jardim foi um dos bairros que acusaram o maior percentual, 3,7%. O máximo tolerável é de 1%.

“A maneira mais eficaz de prevenir a Dengue, a Zika e a Chikungunya é impedir o ciclo de reprodução do mosquito. Nesse sentido, observar e eliminar recipientes que possam armazenar água parada é fundamental”, enfatizou.

Ainda de acordo com a apuração do Liraa foi observado que os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti são vasos, pratos e bebedouros de animais (48,9%), seguidos de depósitos de água como barris, tambores, tanques e poços (22,2%). Muitos focos aparecem ainda em borracharias, nas calhas e lajes (20%).

ATENÇÃO PERMANENTE

Para o prefeito Nardyello Rocha, o combate ao mosquito requer atenção permanente do poder público. Contudo, ele observou que a eficiência das ações preventivas depende do apoio de toda a população. “Não existe época propícia para se tornar mais consciente em relação aos nossos deveres como cidadãos. O hábito de manter terrenos, jardins, calhas limpas e caixas d’água bem fechadas demonstra responsabilidade social. Quando a gente cuida da nossa casa, nós estamos cuidando de toda a cidade e das pessoas”, afirmou.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com