Cultura

PMI abre inscrições para projetos culturais

Este ano os projetos de espetáculos cênicos só serão aceitos caso a produção cultural tenha sido finalizada ou estreada até abril de 2013


IPATINGA
– Com objetivo estimular o acesso à cultura, por meio da descentralização das ações, além de fortalecer os trabalhos da classe artística do município, a Prefeitura de Ipatinga abre inscrições para apresentação de projetos culturais, a partir de ontem (22).

Os interessados têm até o dia 21 de junho para procurar o Setor de Protocolo da Prefeitura Municipal de Ipatinga, de segunda a sexta-feira, entre 12h e 18h, onde deverão entregar o projeto cultural e a documentação prevista em edital.
Este ano, o Fundo Municipal de Cultura vai disponibilizar R$ 700 mil. Cada proponente – exclusivamente pessoa física – poderá inscrever um único projeto, no valor máximo de R$ 30 mil.

Os projetos culturais serão analisados pela Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC), com representantes da classe artística e do poder público. Os contemplados deverão executar os projetos aprovados entre setembro e dezembro deste ano.

CRITÉRIOS

Poderão ser beneficiados com recursos do Fundo Municipal de Cultura os projetos que atendam a, pelo menos, um dos requisitos previstos no Edital 2013. Dentre eles: garantir a circulação e distribuição de produtos culturais produzidos ou apresentados por artistas do município e promover a formação, a partir de realização de seminários de caráter cultural ou artísticos.

Além disso, os projetos deverão enquadrar-se em uma das seguintes áreas artísticas: artes cênicas, plásticas, música, literatura, folclore, artesanato, pesquisa e documentação. Ainda podem se relacionar à preservação da memória e dos saberes relativos ao patrimônio cultural e, por último, a bibliotecas, museus, arquivo e centro cultural.

TEATRO

Exclusivamente no edital deste ano, os projetos que envolverem a apresentação de espetáculos cênicos somente serão aceitos, caso a produção cultural tenha sido finalizada ou estreada até abril de 2013, não sendo previsto o financiamento de projetos que visem à criação e montagem de novas obras artísticas.

Conforme explica a diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura de Ipatinga, Nilcinéia Amorim, a adoção de tais critérios foi necessária devido ao curto prazo para execução dos projetos. “Infelizmente, como o orçamento é anual, ficamos impedidos de dar continuidade ao processo do ano passado”, explicou a diretora.
O edital completo pode ser encontrado no portal da Prefeitura de Ipatinga, pelo endereço eletrônico www.ipatinga.mg.gov.br. Mais informações pelo telefone 3829-8059.

ESCLARECIMENTOS

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer vai promover três reuniões para orientar os agentes culturais e artistas de Ipatinga. Conforme explica a diretora do Departamento de Cultura, Nilcinéia Amorim, o objetivo é esclarecer as particularidades do Edital de 2013. “Acreditamos que esta iniciativa contribui para democratizar o acesso à cultura, por meio do esclarecimento dos produtores e agentes culturais, evitando erros na elaboração dos projetos”, esclarece a diretora.

Os encontros acontecerão sempre no auditório do 7° andar da PMI, em dias e horários alternativos, a fim de contemplar todos os interessados: dia 28 de maio (terça-feira), às 9h; dia 5 de junho (quarta-feira), às 18h30, e dia 7 de junho (sexta-feira), às 14h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com