Cidades

PM registrou 45 ocorrências no dia 7

Juiz eleitoral elogiou pleito, que transcorreu em clima ameno


IPATINGA
– Em balanço apresentado pela Polícia Militar de Ipatinga, o comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel Francisco de Assis Oliveira, disse que até as 18h15 de domingo (7) foram registradas 45 ocorrências de crimes eleitorais na região do Vale do Aço. Destas, 36 pessoas foram detidas e sete veículos apreendidos.
Boca de urna é crime eleitoral e passível de punição com detenção de seis meses a um ano, e multa de R$ 5 mil a R$ 15 mil. “A maioria das prisões foi por boca de urna, transporte ilegal de passageiros e propaganda irregular”, explicou o comandante. Na avaliação dele, o processo eleitoral foi tranquilo, não havendo registro de nenhuma ocorrência muito grave.
Em Ipatinga e Timóteo, 15 pessoas foram conduzidas em cada uma das cidades. Já em Coronel Fabriciano, a PM registrou três ocorrências, com três prisões no total. Em Santana do Paraíso, duas pessoas foram detidas por transporte ilegal de eleitores.

POLICIAMENTO
Cerca de 500 militares trabalharam nas eleições em Ipatinga. Em cada seção eleitoral, dois policiais faziam o patrulhamento, além das viaturas que rondavam pela cidade, a fim de garantir a segurança da população. O Tenente Marques, que estava à frente dos trabalhos no estádio do Ipatingão – para onde foram conduzidos os detidos por crime eleitoral, considerou que o pleito foi o mais tranquilo. “Isso se deve ao policiamento”, considera.
O juiz eleitoral da Zona 130, Carlos Roberto de Faria, percorreu as seções de votação e considerou que a eleição de 2012 deve servir de exemplo para as próximas. “Tudo ocorreu tranquilamente. Poucas urnas apresentaram problemas, mas nada que causasse atraso no pleito. Que essas eleições sirvam de modelo para as próximas”, avaliou.
Sobre as prisões de boca de urna, o juiz opinou. “É uma vergonha muito grande uma pessoa ser detida por fazer boca e urna. Não vejo nenhum candidato ser preso, mas o seu apoiador sim”, comenta.
Carlos Roberto acrescenta uma única preocupação: o lixo eleitoral. “Ipatinga já vive um problema pré-existente com a varrição. Infelizmente essa cultura de jogar santinhos nas ruas nós não conseguimos acabar com ela. Agora a nossa preocupação é em quanto tempo esse lixo vai ficar nas ruas”, questiona o juiz.

LIBERAÇÃO
Aqueles que foram conduzidos por boca de urna devem pagar a multa equivalente à punição. A prisão propriamente dita não foi necessária. Após serem ouvidos pela delegada de plantão no estádio Ipatingão, Lívia Athayde, os detidos assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados antes mesmo do encerramento do pleito, para que pudessem votar. “É um crime de menor potencial e por isso não vimos a necessidade de permanecer com eles aqui”, explica a delegada Lívia.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com