Policia

PM Ambiental desarticula exploração ilegal de garimpo

(Crédito: Fotos: Janaína Gonçalves)

ANTÔNIO DIAS – 15 pessoas foram presas na tarde dessa quinta-feira (6), suspeitas de garimpo ilegal no distrito de Hematita, município de Antônio Dias. Segundo informações do sargento Wesley Chaves, a 12ª Cia. Independente de Meio Ambiente e Trânsito de Ipatinga chegou até o local por meio de denúncias anônimas.

Com os garimpeiros não foi encontrada nenhuma pedra preciosa. Essa é a terceira vez, somente este ano, que a polícia atua no garimpo ilegal.

Os garimpeiros são moradores da cidade de Ipatinga, Nova Era e Antônio Dias. O sargento relatou que os trabalhadores disseram que só aceitaram o serviço porque foram informados que a área estava legalizada. “Os trabalhadores disseram que aceitaram o trabalho porque foram informados pelo contratante que tudo estava legalizado. A maioria deles não tem passagem pela polícia”, disse o sargento.

TOPÁZIO

Ainda segundo a PM, o garimpo onde os trabalhadores foram presos ontem é o mesmo onde há três meses oito pessoas foram presas por extração ilegal de mineral no local. Na época 15 quilos de topázio foram apreendidos.

Em setembro do ano passado, um homem de 58 anos foi preso por exploração ilegal de pedras preciosas, semi-preciosas e posse irregular de arma de fogo. Na oportunidade, a PM cumpriu um mandando de busca e apreensão expedido pela Justiça, e policiais se deslocaram até a residência de Carlos Miranda Alves Pereira.

Na época da apreensão, os militares encontraram na residência de Miranda, como é conhecido, pedras de turmalina, águas marinhas, alexandrita, esmeraldas, ametista e topázio, conforme relatório da polícia.

“O Miranda foi apontado novamente por esse grupo apreendido ontem, como o proprietário do garimpo. Ele foi preso em setembro do ano passado, mas responde ao processo em liberdade. Os garimpeiros afirmaram que foram contratados para trabalhar para o Miranda e que todo serviço era divido em 50%, para eles e o contratador”, explicou Chaves.

APREENSÃO
Com o grupo foram apreendidas várias ferramentas, como pás, enxadas e carrinhos de mão. Também foi apreendida uma arma de fogo utilizada por um dos detidos, que, supostamente, fazia a segurança do local.

Os garimpeiros foram presos em flagrante e encaminhados para delegacia de Ipatinga. Segundo o sargento Chaves eles podem responder por crime ambiental.


Material apreendido pela Polícia Ambiental

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com