Cidades

Plano de Saneamento da Bacia do Piracicaba é debatido em Timóteo

TIMÓTEO – O município sediou nesta semana encontro de trabalho para apresentação da proposta de elaboração do Plano de Saneamento Básico das cidades que integram a Bacia do Rio Piracicaba. O encontro aconteceu no Centro de Educação Ambiental Oikós, reunindo representantes dos municípios de Marliéria, Jaguaraçu, Antônio Dias, Coronel Fabriciano e Timóteo.

A apresentação foi realizada pela empresa vencedora da licitação estadual, Engecorps, que será responsável pela elaboração dos planos de cada cidade a partir das demandas levantadas. Dos 21 municípios da bacia, 18 foram contemplados, com investimentos da ordem de R$ 5,8 milhões.

USO DA ÁGUA

Segundo o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, Iusifith Chafith Felipe, alguns municípios já haviam produzido seus planos e, em alguns casos, em função da proximidade territorial, haverá discussões conjuntas.

Para a realização das atividades, os municípios que compõem a bacia foram divididos em grupos. Em Minas, serão mais de 300 cidades atendidas. Os recursos são oriundos da cobrança pelo Estado sobre o uso da água.
Em Timóteo, a elaboração da proposta de saneamento está orçada em R$ 1,5 milhão. O plano incluirá projetos nas áreas de drenagem, resíduos sólidos, água e esgoto. Os municípios foram contemplados através de edital do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba.

PRAZO
De acordo com o presidente do órgão, os municípios têm prazo até o final de dezembro de 2013 para elaborarem os planos de saneamento, caso contrário ficam impedidos de receberem recursos do governo estadual e federal para a área de saneamento a partir de 2014. Na reunião, foram formadas, para cada cidade, uma comissão gestora e outra técnica. Foi definida também uma agenda de trabalho, com a realização de encontros nos municípios para discussão individualizada de cada plano. A meta prevista inicialmente para conclusão dos planos, pela Engecorps, é até o final de dezembro de 2013.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com