Policia

Pitote vai a júri por tentativas de homicídio em Vargem Alegre

DA REDAÇÃO – O Poder Judiciário de Caratinga mandou Alessandro Neves Augusto, “Pitote”, a julgamento popular pela dupla tentativa de homicídio ocorrida em 2012 em Vargem Alegre. O suposto ex-agente penitenciário também é acusado pela morte dos jornalistas Rodrigo Neto de Faria e Walgney Assis Carvalho, ambos assinados em 2013.
Durante depoimento prestado em juízo, sobre o crime em Vargem Alegre, Alessandro apontou um homem que ele chama de “Serginho” como o autor da tentativa. Esse mesmo nome foi usado pelos advogados de defesa de Pitote na primeira audiência de instrução da morte de Rodrigo Neto, como o autor do disparo que tirou a vida do jornalista, juntamente com Carvalho, que segundo a defesa seria o homem que pilotava a moto no dia do assassinato.

DO ATENTADO
Consta na denúncia do Ministério Público que Alessandro é acusado de alvejar duas pessoas no dia 22 de julho, durante a Festa do Arroz, na Avenida Cândido Machado, Centro de Vargem Alegre. As vítimas de 21 anos e 35 anos relataram à época, que Alessandro se envolveu em uma confusão com indivíduos não identificados.
Quando eles tentaram conter a briga, Alessandro sacou um revólver, se identificou como policial civil e começou a atirar. D.R.S.F. foi alvejado no braço direito, N.V.C foi atingindo no ombro esquerdo e na coxa esquerda.

AMIGO IMAGINÁRIO
Curiosamente para se defender das acusações da morte do jornalista e do fotógrafo, a defesa de Alessandro Neves, sustenta a afirmação de que um homem conhecido como “Serginho” (a falta de criatividade do criminoso, sugere que o tal Serginho seja um “amigo – ou inimigo – imaginário”), seria o autor dos assassinatos de Rodrigo e Carvalho.
Na primeira audiência de instrução em dezembro do ano passado, o advogado de defesa de Pitote, Rodrigo Márcio do Carmo, disse que Carvalho, na companhia de Serginho, é quem teria atirado contra o repórter. “O Carvalho então teria dito para o ‘Pitote’ que Rodrigo estaria atrapalhando o trabalho dele. Há nos autos evidências de que o próprio Carvalho falou que qualquer pessoa que entrasse no caminho dele ele resolveria a situação na bala”, alegou o advogado naquela época.
Ainda de acordo com a defesa, Serginho foi quem também executou Carvalho pouco mais de um mês depois da morte do jornalista, como “queima de arquivo”. “Esta pessoa, que também era amigo de ‘Pitote’, com medo de Carvalho falar alguma coisa, provavelmente foi quem também matou o Carvalho”, afirmou o advogado de ‘Pitote’.
No mês passado, Pitote esteve no fórum de Fabriciano para segunda audiência de instrução da morte de Carvalho. Na oportunidade o apresentou ao juiz Victor Almeida a folha de antecedentes criminais de “Serginho”, nome que se acredita fictício de “amigo imaginário” que, na versão de Pitote, seria o responsável pelo assassinato do fotógrafo Carvalho.
“O Pitote resolveu me passar o nome do “Serginho”, tem o nome completo, dos pais e o endereço. Com essa informação consegui a folha de antecedentes criminais dele (FAC). São nove folhas, um passeio pelo Código Penal, tem homicídio, tráfico de drogas, roubo, furto. Não vou dar o nome completo dele para não atrapalhar as investigações”, disse o advogado, embora o inquérito já tenha sido concluído e o caso se encontre em fase de instrução final.

LIBERDADE NEGADA
O mesmo juiz que determinou pela pronúncia de Alessandro, também negou o direito do acusado de recorrer em liberdade. Segundo o texto, mesmo que Pitote seja tecnicamente réu primário, e tenha se apresentado voluntariamente para comprimento de mandado de prisão temporária, o acusado cometeu outros delitos graves.
O Termo da pronúncia diz que após o crime ocorrido em 2012, Pitote se envolveu em outros graves delitos; tais como porte ilegal de arma de fogo, falsificação de documento público; e, homicídio duplamente qualificado em atividade de grupo de extermínio. (…) “portanto para assegurar à ordem pública e garantir à aplicação da lei penal, fica necessária a manutenção de sua custódia”, finalizou o texto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com