Cidades

Pista de caminhada do bairro Cariru ganha nova iluminação

Nova iluminação da pista de caminhada e ciclovia do Cariru é inaugurada

IPATINGA
– Menos de dois meses depois de iniciadas as obras de melhorias no sistema de iluminação da pista de caminhada e ciclovia que margeia a Avenida Itália, no bairro Cariru, em Ipatinga, as novas e modernas luminárias compostas por lâmpadas de led foram acessas na noite desta terça-feira (16/08). Ao longo dos 2,8 mil metros de pista, no trecho compreendido entre as ruas Estados Unidos (próximo ao Cariru Tênis Clube) e Etiópia (área da feira), foram instalados 134 postes metálicos com seis metros de altura.

Com fiação subterrânea, a obra foi executada com recursos arrecadados por meio da taxa de iluminação pública (Cosip), e contemplou também a iluminação da Avenida Itália, que ganhou mais eficiência, com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por led.

COMPOR
Antigas demandas dos moradores do bairro, as intervenções na pista de caminhada e ciclovia foram aprovadas durante do 16º Congresso Municipal de Prioridades Orçamentárias (16º Compor). O novo sistema de iluminação foi acessado simbolicamente por dona Maria José Guerra Grossi, de 85 anos, viúva do pioneiro Raul Grossi, que dá nome à ciclovia do Cariru.

“Estou muito emocionada com essa homenagem. Meu marido (Raul Grossi) chegou ao Vale do Aço há 64 anos e, em Ipatinga, foi o primeiro morador a fazer corridas e caminhadas no entorno do bairro Cariru, incentivando a prática esportiva. Naquela época nem existia a pista de caminhada”, recordou.
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio ambiente (Sesuma), a nova iluminação garante mais segurança às pessoas que utilizam a pista de caminhada à noite, além de embelezar uma das áreas mais tradicionais de Ipatinga.

EFICIENTIZAÇÃO
O projeto de eficientização do sistema de iluminação pública no bairro Cariru já beneficiou moradores das Avenidas das Nações e Japão e das Ruas Estados Unidos, Argentina e Costa Rica com a troca das lâmpadas de vapor de sódio por led, que são mais econômicas e eficientes. Estão aprovados novos projetos de melhorias a serem implementados nas Ruas Filipinas, Honduras, Panamá, México e China, na Praça Natsuo Esaki, no Centro Comercial do Cariru, e na Praça Edilar Luciano, de frente para a Avenida Japão.

Além do Castelo e Cariru, também já foram beneficiados com o Programa Ipatinga Luz os bairros Horto, Imbaúbas, Bom Retiro, Veneza, Caravelas, Novo Cruzeiro, Iguaçu, Cidade Nobre, Jardim Panorama e Centro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com