Cidades

Pioneiros de Ipatinga homenageiam a cidade

IPATINGA – A Estação Memória Zeza Souto ficou lotada na manhã desta terça-feira (15), durante um encontro especial entre pioneiros, que marcou a primeira edição do projeto “Estação Saudade” em 2014.
O evento faz parte das festividades de comemoração do cinquentenário de Ipatinga e foi idealizado pela Prefeitura para valorizar quem participou do processo de desenvolvimento da cidade. Para isso, serão promovidos encontros periódicos com pioneiros para incentivar uma boa conversa sobre a história do município.

MEMÓRIA

Membros da Comissão de Emancipação, Romero Santo Vale e Walter de Lima Salles fizeram questão de prestigiar o evento. Na ocasião, Salles contou um pouco da história da cidade, revelando sua satisfação por ter contribuído para o crescimento do município. “Tenho orgulho de ter participado do processo de emancipação político-administrativa de Ipatinga, cidade que escolhi para viver até o final de meus dias”, declarou o pioneiro.

A escritora Zarife Selim de Sales prestou homenagens à cidade, com a declamação de uma poesia de sua autoria, intitulada “Celebra, Ipatinga”. Em seus versos, ela revela momentos marcantes da história do município e enaltece as belezas e potencialidades da cidade que escolheu para morar.

PRESERVAÇÃO
Quem também marcou presença no projeto Estação Saudade foi a viúva do primeiro bilheteiro da estação ferroviária de Ipatinga, a aposentada Izaura Maria Lima. Aos 80 anos, ela relembra dos tempos em que o marido, Zeza Avelino Souto, começou a trabalhar na então Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), quando a estação local ainda era a de Pedra Mole, entre os bairros Castelo e Cariru.

“Eu me sinto muito feliz ao ver que a Prefeitura de Ipatinga está preservando essa casa, pois ela guarda muitas memórias e serve para que as próximas gerações possam ver como tudo começou. Também muito satisfeita pela homenagem prestada ao meu marido, que hoje empresta o seu nome à Estação Memória”, comemora a pioneira.

BANDA

A festa contou com a participação da banda do 14° Batalhão da Polícia Militar, com apresentação instrumental de diferentes estilos musicais, incluindo o tradicional “Parabéns a você”.

O projeto Estação Saudade acontece ao longo do ano, sempre na Estação Memória. A próxima edição está confirmada para o dia 20 de maio, a partir das 9h. O evento é aberto ao público e tem entrada franca. Mais informações na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, pelo telefone 3829-8059.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com