Nacionais

Pimentel entrega títulos de propriedade de imóveis para 210 famílias de Paraíso

IPATINGA -Duzentas e dez famílias de Santana do Paraíso que tiveram suas casas financiadas pela extinta Caixa Econômica do Estado de Minas receberam nesta segunda-feira (20), depois de uma espera de mais de vinte anos, os títulos de posse definitiva dos seus imóveis. A entrega dos títulos foi feita pela prefeita Luzia Teixeira de Melo e pelo governador Fernando Pimentel, que esteve em Santana do Paraíso exclusivamente para essa finalidade. Outras 183 famílias, de seis cidades diferentes, também receberam seus títulos de posse na mesma solenidade.
Os títulos entregues nesta segunda-feira encerram uma luta antiga dos antigos mutuários da MinasCaixa em Santana do Paraíso, a maioria de famílias de baixa renda que chegaram a perder a titularidade dos seus imóveis após o fechamento do antigo banco estadual. A situação só foi resolvida após a regulamentação de uma lei de 2013 que repassava os imóveis à MGI, feita pelo governador Fernando Pimentel.


VIDA NOVA

A prefeita Luzia Teixeira de Melo destacou que a entrega dos títulos de posse encerra um pesadelo de centenas de famílias que passaram os últimos vinte anos correndo o risco de perderem suas casas. “Vida nova agora. Como uma semente plantada muitos anos atrás, essa luta rendeu frutos e devolveu a dignidade e a alegria a essas famílias, que agora, sim, são proprietárias de fato e de direito das casas onde moram”, discursou a prefeita de Santana do Paraíso.
Em seu discurso, o governador Fernando Pimentel também destacou a importância dos títulos de propriedade às famílias que eram mutuárias da MinasCaixa em Santana do Paraíso e outras cidades cidades do Leste mineiro. “Quero compartilhar dessa alegria justa de vocês. Isso não tem preço”, afirmou Pimentel. “A entrega que estamos fazendo hoje pode parecer coisa pequena para quem tem casa própria há muitos anos e, principalmente, para alguns que têm até mais de uma. Mas, para quem não tem casa, que lutou para conseguir e só agora está conseguindo, é muito importante. É por isso que fiz questão de estar presente hoje aqui”, completou o governador.

DIGNIDADE

O ginásio poliesportivo do centro de Santana do Paraíso ficou lotado, durante toda a manhã. Além das 210 famílias dos bairros Residencial Paraíso e Águas Claras, participaram da solenidade moradores de Bom Jesus do Galho, Coronel Fabriciano, Antônio Dias, Dionísio, Marliéria, Pingo D’Água e São José do Goiabal.
Fernando Pimentel veio a Santana do Paraíso acompanhado de uma grande comitiva, que, além de prefeitos e vereadores da região, tinha o deputado federal Reginaldo Lopes e os deputados estaduais Celinho do Sinttrocel, Rosângela Reis e Durval ngelo. Também integravam o grupo o secretário de Governo de Minas Gerais, Odair Cunha e o presidente da MGI (Minas Gerais Participações), à qual estavam vinculados os antigos imóveis da MinasCaixa, Mario Assad Júnior.
“A segurança da posse, que é conquistada com a entrega desses títulos, representa o acesso à moradia digna, guardando no passado a ameaça cruel do risco de desalojamento. É esse acesso à moradia que viabiliza a garantia de uma complexa rede de direitos a que ela está atrelada”, disse o presidente da MGI, Mário Assad. “Esses títulos são a tranquilidade de centenas de trabalhadoras e trabalhadores, além de dignidade e reconhecimento”, concluiu a deputada.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com