Nacionais

Pimentel anuncia novo secretariado e divide pastas entre o PT e PMDB

BH – O governador eleito em Minas, Fernando Pimentel (PT), será empossado na quinta-feira com a sua equipe de governo já definida. Nesta terça, o petista fará o anúncio de seu secretariado, e quem deve ganhar mais espaço é o próprio PT, partido que assumirá pela primeira vez na história o comando do Estado. De 27 pastas – uma será desmembrada e outras três serão criadas –, 12 estarão sob o comando de petistas, enquanto outras sete deverão ser conduzidas por indicações do PMDB, principal legenda aliada de Pimentel nas eleições deste ano. O restante das pastas ficará sob o comando de siglas que estiveram ao lado do PT no pleito de outubro, entre elas PCdoB, PRB e PR.

GESTÃO METROPOLITANA
Ontem, Pimentel e aliados se movimentaram ao longo do dia para fechar os últimos acordos. Apesar de na maior parte das pastas os nomes terem sido definidos nas últimas semanas, em pelo menos seis as decisões foram tomadas na última hora. É o caso da Secretaria de Gestão Metropolitana. Inicialmente o cotado era o deputado Miguel Corrêa (PT), mas o indicado deverá ser o deputado estadual Tadeu Leite (PMDB). O petista, por sua vez, irá para a Ciência e Tecnologia.

COPASA
Na Copasa, a escolha também ocorreu na reta final, e, apesar de as indicações políticas terem dominado o primeiro escalão, o setor será comandado por um nome técnico: Sinara Chenna, que já atuou na Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) na Prefeitura de Belo Horizonte.

SAÚDE
Uma das principais secretarias do Estado, a Saúde, também estava sem definição até nesta segunda. Inicialmente, o nome mais lembrado era o de Helvécio Magalhães, que atuou no Ministério da Saúde e coordenou a campanha de Pimentel neste ano. No entanto, Magalhães, que é ligado ao PT e amigo de Pimentel, irá para a pasta do Planejamento, enquanto o atual secretário nacional de Atenção Básica, do governo federal, Fausto Pereira dos Santos, comandará a Saúde.

AGRICULTURA
A Agricultura, que também era dúvida, ficará com João Cruz Reis, também do PMDB.
Reestruturação. Seguindo os passos da presidente Dilma Rousseff, que na semana passada indicou George Hilton (PRB) para o Ministério do Esporte, em Minas o partido ficará com a mesma pasta. O nomeado deverá ser o deputado estadual Carlos Henrique.
A novidade é a criação de uma terceira pasta: a Secretaria de Agricultura Familiar e Reforma Agrária. Ela também deverá ficar com o PT.

CERIMÔNIA
Depois de anunciar o novo secretariado, o governador eleito Fernando Pimentel tomará posse. O evento será no dia 1º, na parte da manhã, e contará com a presença de prefeitos, vereadores e deputados estaduais e federais. Será a primeira vez em que o PT estará à frente do governo de Minas. No mesmo dia, Pimentel também vai participar da posse da presidente Dilma Rousseff (PT), em Brasília. (O Tempo)

Os novos secretários

Educação – Macaé Evaristo (PT)
Cultura – Ângelo Oswaldo (PMDB)
Comunicação – Ronald de Freitas
Des. Regional, Pol. Urbanas e Gestão Metropolitana – Tadeu Leite (PMDB)
Agricultura – João Cruz Reis Filho (PMDB)
Transporte e Obras – Murilo Valadares (PR)
Defesa social – Bernardo Santana (PR)
Meio Ambiente – Sávio Souza Cruz (PMDB)
Desenvolvimento do Norte e Nordeste – Paulo Guedes (PT)
Trabalho e Des. Social – André Quintão (PT)
Fazenda – José Afonso Bicalho (PT)
Casa Civil – Marco Antônio Rezende (PT)
Planejamento – Helvécio Magalhães (PT)
Fhemig – Jorge Nahas (PT)
Comandante geral da PM – Marco Bianchini
Cohab – Claudius Vinicius Leite Pereira
Copasa – Sinara Inácio
Desenvolvimento Econômico – Indicação do PMDB
Ciência e Tecnologia – Miguel Correa (PT)
Saúde – Fausto Pereira dos Santos
Turismo (será desmembrada) – Dr. Pimenta (PCdoB)
Esportes (será desmembrada) – Carlos Henrique (PRB)
Direitos Humanos (será criada) – Nilmário Miranda (PT)
Administração (será criada) – Gamaliel Herval (PMDB)
Agri. Familiar e Reforma Agrafia (será criada) – Glênio Martins (PT)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com