Cidades

Pietro integra força-tarefa que vai avaliar danos

BELO ORIENTE – O governador de Minas Gerais Fernando Pimentel publicou no Minas Gerais, o Decreto nº 46.892, que institui a força-tarefa para avaliação dos efeitos e desdobramentos do rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana. Os trabalhos reunirão representantes de órgãos do Estado e dos municípios atingidos.
O prefeito de Belo Oriente, Pietro Chaves, juntamente com outros quatro prefeitos (Mariana, Governador Valadares, Ipatinga, Rio Doce e Tumiritinga) fará parte da comissão. “Um dos pontos que questionei na reunião com o governador é a segurança para voltar a servir à população a água captada no Rio Doce. Há dúvidas quanto à qualidade desta água após o acidente. Deixei claro que eu só volto a captar naquele rio, quando tiver segurança para beber da água antes dos moradores”, comentou Pietro.

TRABALHOS
No âmbito do Estado, compõem ainda o grupo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Advocacia Geral doo Estado, Copasa, Instituto Mineiro de gestão das Águas (Igam) e Cemig. Competirá ao grupo fazer levantamento de dados, emitir relatórios, apresentar conclusões e propor medidas corretivas e restauradoras acerca dos danos humanos, ambientais e materiais decorrentes do desastre. De acordo com o decreto, a força-tarefa tem 60 dias para apresentar o relatório final ao governador Fernando Pimentel.

A proposta do governador é centralizar as demandas e evitar a fragmentação de iniciativas e ações que poderiam enfraquecer o efeito das medidas. A comissão vai trabalhar em conjunto com os 35 municípios da bacia na avaliação dos danos, no levantamento das perdas econômicas, sociais e ambientais e agir de maneira coordenada na proposição de ações para a recuperação do Rio Doce.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com