Cidades

Pietro Chaves é eleito presidente do Consurge

BELO ORIENTE – O prefeito Pietro Chaves (PDT) foi eleito por unanimidade nesta segunda-feira (31), o primeiro presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (CONSURGE). A assembleia que escolheu seu nome foi realizada na sede da Ardoce (Associação dos Municípios do Vale do Rio Doce), em Governador Valadares.

De acordo com o Estatuto Social, que também foi aprovado na mesma assembleia, Pietro terá mandato até janeiro de 2015, podendo ser conduzido para mais um mandato de um ano. Sob sua batuta, estará a condução do dia a dia do Consórcio, que terá um orçamento anual de R$ 29,2 milhões. Sediado em Governador Valadares, o Consurge envolverá inicialmente 86 municípios numa área territorial de 32,3mil km2 (maior que os estados de Alagoas e Sergipe) e uma população de 1,5 milhão de habitantes. Nove desses municípios estarão ocupando a função de “município polo”. No Vale do Aço, ela estará dividida entre Ipatinga e Timóteo.

Segundo Pietro, a rede de urgência e emergência é um projeto do Governo de Minas Gerais e visa o atendimento “em tempo e local oportunos, possibilitando a redução de mortes e complicações evitáveis, além de promover saúde de qualidade aos usuários do SUS”. O presidente do Consurge lembrou ainda que a constituição da entidade vai garantir o acesso da população a serviços como o SAMU (Serviço do Atendimento Móvel de Urgência) e que o novo consórcio poderá firmar convênios e receber auxílios, subvenções sociais repasses financeiros de outras entidades e órgãos governamentais.

DIRETORIA

Além de Pietro Chaves, também integram a primeira diretoria do Consurge José Roberto Ferreira, prefeito de Cantagalo (vice-presidente); Elisa Costa (Governador Valadares), segunda vice-presidente; Keisson Drummond (Timóteo), primeiro secretário e Juraci Braz de Souza (São Felix de Minas), segundo secretário. Também foram eleitos pelos prefeitos presentes um conselho fiscal e 14 conselheiros, sendo sete para a diretoria e sete para o conselho fiscal. Foi indicado para o cargo de secretário executivo Anfilófio Sales Martins, ex-vice-diretor da Agência de Desenvolvimento Metropolitano do Vale do Aço.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com