Cidades

Pessoas em situação de rua recebem orientação da Prefeitura de Ipatinga

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realiza abordagem a pessoas em situação de rua em praças e viadutos da cidade, orientando sobre os serviços de apoio oferecidos pela prefeitura e encaminhando-as – com o seu aceite – para os serviços de atendimento a esse público (o Centro POP) e a Casa de Acolhimento Parusia.

A instituição conveniada à Prefeitura de Ipatinga tem capacidade para atender até 50 pessoas por dia. No entanto, em média, recebe apenas 35 e vários aposentos ficam disponíveis.

Na Casa de Acolhimento são fornecidas três refeições por dia para cada pessoa, sendo almoço, jantar e café da manhã. Além das refeições, os usuários têm direito a banho e guarda de pertences. Contudo, muitos ainda são resistentes à disciplina dos abrigos, preferindo manter-se ao relento.

Algumas pessoas em situação de rua se recusam a ir para o abrigo

Campanha do Agasalho

Com a proximidade do inverno e a frente fria que atingiu Minas Gerais, e que deve manter baixa as temperaturas em todo o Estado nos próximos dias, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da (Sescon) Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã, iniciou nessa quarta-feira (18) a Campanha do Agasalho 2022. Com o tema “Aqueça uma Vida”, a arrecadação é voltada para agasalhos e cobertores em bom estado.

A primeira ação de distribuição foi executada pela Defesa Civil, na noite desta quinta-feira (19), em diversas ruas da cidade: Avenida Maanaim, Praça do bairro Vila Celeste, Avenida Brasil no bairro Iguaçu, Praça Caratinga, rua Belo Horizonte e Uberlândia, além da região central da cidade e imediações do Parque Ipanema.

AGASALHOS

Com a temperatura na casa de 9º graus já prevista e informada anteriormente pela Defesa Civil, dezenas de pessoas, que  não aceitaram ir para o casa de acolhimento Parusia, foram amparadas e receberam cobertores e agasalhos.

A Defesa Civil alerta para as baixas temperaturas nos próximos dias e reforça a orientação da Secretaria de Assistência Social sobre o acolhimento na Parusia.

Pontos de recolhimento

As doações de roupas de frios e cobertores podem ser entregues até o dia 3 de junho, das 8h às 17h, no Centro POP – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, com sede na rua Pouso Alegre, 34, ou na Unidade de Defesa Civil, localizada na rua Macabeus, 700, no bairro Canaã.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com