Cidades

Pesquisa aponta Pietro Chaves com 47% e Humberto com 38%

(Da Redação) – O candidato da Coligação Belo Oriente da Gente, Pietro Chaves (PDT), lidera as intenções de voto no município, com 47,5% da preferência do eleitorado. Em segundo lugar, está o atual prefeito, Humberto Lopes (PT), da Coligação Avança Belo Oriente, com 38,3%. Chiquito, do PSDC, possui 1,3% e Oliveira, do PMN, tem 0,5%. Os dados referem-se à pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Soberano, que foi a campo no dia 28 de setembro.
O levantamento constatou ainda que 1% dos eleitores de Belo Oriente votarão em nenhum candidato ou nulo e 11,4% afirmaram que não sabem ou não responderam.
Foram entrevistadas 376 pessoas, em todos os pontos do município, de forma proporcional ao número de eleitores. A margem de erro é de 5%, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Na pesquisa espontânea, em que não é apresentado o nome de nenhum candidato ao entrevistado, o candidato Pietro Chaves possui 47% das intenções de voto. O candidato à reeleição, Humberto Lopes, obtém a preferência de 37,8. Os candidatos Chiquito e Oliveira possuem, respectivamente, 1,3% e 0,5% (não sabem e não respondeu 11,9% e nulo ou nenhum 1,5%).
Em cumprimento ao que dispõe o art. 33º e seus §§ 1º e 2º da Lei nº 9.504/97, assim como o art. 7º da Resolução TSE nº 23.364/2011, a pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral, sob o nº MG-01032/2012, contratada por Instituto de Pesquisa Soberano Ltda. O registro foi realizado no dia 28/09/2012.

OS CANDIDATOS
Pietro Chaves, do PDT, disputa a Prefeitura pela terceira vez, tendo sido prefeito por dois mandatos: 2001-2004, sendo reeleito para o período subsequente, de 2005-2008. O ex-prefeito conta com o apoio do PP/PDT/PTB/PMDB/PTN/PR/PPS/PHS/PTC/PSB/PV/PRP/PPL/PSD/PCdoB/PTdoB e tem como principais aliados o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador Antonio Anastasia. O atual vice-prefeito da cidade, Gessi Gomes, do PSDB, também apoia Pietro. O ex-prefeito José Euler é outro que engrossa a lista de cabos eleitorais do pedetista. O PDT integra a base do Governo Federal.
Já o petista Humberto Lopes disputa a reeleição. Antes de conquistar a cadeira de prefeito, em 2008, ele foi derrotado por três vezes: uma pelo ex-prefeito José Euler e outras duas pelo atual adversário. Humberto encabeça a coligação Avança Belo Oriente, que uniu os partidos PRB, PSL, PSC, DEM e PSDB. Entre os cabos eleitorais de Humberto, estão o ex-prefeito Chico Ferramenta, e o deputado federal Leonardo Monteiro, além do ex-presidente Lula e a presidente Dilma.

TENTATIVA DE IMPUGNAÇÃO
Na noite desta terça-feira, dia 2, a Coligação Avança Belo Oriente protocolou no Cartório de Açucena pedido de liminar solicitando a suspensão da divulgação da pesquisa. No entanto, o pedido de liminar foi negado.

 

.
Humberto Lopes, do PT, em campanha no Bagre: prefeito disputa a reeleição; Pietro Chaves pode conquistar
seu terceiro mandato à frente da Prefeitura de Belo Oriente

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com