Cidades

Pesquisa aponta Anastasia com 19,4% e Pimentel com 12,6%

BH – Pesquisa estimulada de intenção de voto divulgada nesta segunda-feira pleo jornal “O Tempo” mostra o senador e ex-governador Antônio Anastasia à frente das intenções de voto com  19,4%. Com a margem de erro de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos, o tucano pode ter entre 17,1% e 21,7%. Enquanto isso, o atual governador, o petista Fernando Pimentel, somaria 12,6%. Com a margem de erro, ficaria entre 10,3% e 14,9%. Terceiro colocado no levantamento, Marcio Lacerda alcança 7,6% das citações entre o eleitorado do Estado. Com a margem, teria entre 5,3% e 9,9%.

Às vésperas do início da campanha, marcado para o dia 16 de agosto, o cenário eleitoral em Minas Gerais começa a ganhar corpo e, mesmo com coligações ainda sendo definidas, já é possível prever disputas acirradas pelo comando do Estado. Ao menos por enquanto, o senador tucano Antonio Anastasia (PSDB) leva vantagem. É o que mostra a pesquisa DataTempo/CP2 realizada entre os dias 15 e 18 de julho em todas as regiões do Estado.

O empresário Josué Alencar (PR) – que tem apenas remotas chances de participar de fato da disputa – somou 4,1% das intenções de voto, ficando à frente do deputado federal Rodrigo Pacheco (DEM). O ex-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara registrou 3,6% das citações na pesquisa. Completam o quadro: Romeu Zema (Novo), com 2,6%, Dirlene Marques (PSOL), com 1,7%, Adalclever Lopes (MDB), com 1%, e João Batista dos Mares Guia (Rede), com 0,3%. Os que disseram que vão votar em branco ou que pretendem anular o voto são 30,9%. Os que não souberam opinar ou que se consideram indecisos são 16,1% dos eleitores mineiros ouvidos pelo instituto.

SEGUNDO TURNO

A pesquisa DataTempo/CP2 também fez diversas simulações de segundo turno. Nelas, Anastasia bateria hoje todos os concorrentes. Ele venceria Pimentel por 33,6% a 24,6%, Marcio Lacerda por 36,1% a 18,6% e Adalclever Lopes por 41,1% a 8,2%. Já na disputa entre Pimentel e Marcio Lacerda há um empate técnico: 26,8% a 25,6%.

A pesquisa foi realizada antes de surgirem os rumores de uma possível união entre PSB, MDB e outros seis partidos em torno da candidatura de Marcio Lacerda.

DADOS

Foram ouvidos 1.823 eleitores, com idade a partir de 18 anos e em todas as regiões de Minas. A margem de erro da pesquisa é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número MG-03454/2018.

Petista e tucano são os mais rejeitados

Apesar de ocuparem as duas primeiras posições na pesquisa, o senador tucano Antonio Anastasia e o governador petista Fernando Pimentel registram níveis de rejeição bem maiores que os dos demais concorrentes. Nessa lista, o primeiro é Pimentel, que é rejeitado por 27,4% do eleitorado. Já Anastasia não receberia, de jeito nenhum, o voto de 17,9% dos mineiros. Bem distante dos dois nesse quesito, o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) é rejeitado por 4% dos entrevistados. Números semelhantes possuem Josué Alencar (3,7%), Romeu Zema (3,2%), e Rodrigo Pacheco (2,7%), Adalclever Lopes, que tende a se unir com Lacerda em uma chapa única, tem rejeição de 1,8%, enquanto Dirlene Marques registra 1,6%, e João Batista dos Mares Guia só é rejeitado por 0,6% dos eleitores.

Tanto as intenções de voto quanto as rejeições são impactadas pelo nível de conhecimento do eleitorado sobre os candidatos. Anastasia, por exemplo, só é desconhecido por 10,3%. Os que dizem não conhecer Pimentel são 5,9%. Já os demais têm taxa de desconhecimento variando de 40,1% (Lacerda) a 70,7% (Mares Guia).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com