Cultura

Pequeno Consumidor é tema de projeto na LBV em Ipatinga

IPATINGA – De acordo com a cartilha da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, “Seja um Consumidor Consciente”, a defesa do consumidor é tarefa bastante difícil e depende da consciência e informação do próprio consumidor, para que ele seja protegido de atitudes abusivas e desleais por parte dos fornecedores. Assim, para que os direitos do consumidor sejam resguardados, o primeiro passo é conhecê-los.
Então, orientações corretas precisam ser conhecidas desde a infância para que a vivência de direitos e deveres seja plena. Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) desenvolveu, na cidade de Ipatinga, durante um mês e meio, o projeto “Pequeno Consumidor” com crianças e adolescentes atendidos em seu Centro Comunitário de Assistência Social.
Neste período, meninos e meninas aprenderam informações básicas, necessárias à proteção de seus direitos no dia a dia. Roda de conversa, pesquisas, vídeos/filmes sobre o assunto, palestra com advogados do Procon, visita a estabelecimentos comerciais, confecção de cartazes e cartilha do Pequeno Consumidor, teatro e gincana foram algumas das atividades realizadas durante o projeto.

APRENDIZADO
O encerramento do projeto aconteceu na última quarta-feira, com apresentação teatral durante o Encontro de famílias para os pais e responsáveis. A garotada demonstrou através da peça que realmente aprendeu sobre Direitos e Deveres do consumidor e qual órgão público devem procurar para ajudá-los a resguardar esses direitos.
A educadora social Patrícia Costa ressaltou a importância de as crianças reconhecerem seus direitos e se conscientizarem sobre o seu papel de consumidor. “Devido ao descaso que presenciamos todos os dias perante a este tema, notamos a necessidade de trabalhar as questões de direitos e deveres do cidadão, os valores éticos e despertar nas crianças e adolescentes a necessidade de agir perante uma injustiça, ter atitudes de cobrar e manter as suas responsabilidades. Precisamos contribuir na formação e conscientização dos usuários para que tenhamos bons cidadãos”, ensinou.
Em Ipatinga/ MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Para outras informações, ligue: (31) 3822-8600.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com