Cultura

Peça inspirada em Vargas LIosa entra em cartaz no Centro Cultural

IPATINGA – O espetáculo infantojuvenil “Fonchito e a Lua”, baseado no conto de Mário Vargas Llosa, um dos mais respeitados escritores da atualidade, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura (em 2010), entra em cartaz no dia 21 de novembro (sábado), no teatro Zélia Olguin. A peça teve sua estreia em 2014 no CCBB do Rio de Janeiro, já foi apresentada no teatro Oi Futuro de Belo Horizonte, no CCBB de Brasília e participou do Festival SESC de Inverno neste mesmo ano. O espetáculo chega em Ipatinga para duas únicas apresentações que acontecem às 15 e 17 horas.

Com direção de Daniel Herz e dramaturgia de Pedro Brício, o espetáculo foi considerado pela revista “Veja” o melhor infantil em cartaz na cidade do Rio de Janeiro. A montagem teatral propõe uma experiência sensorial, convidando os espectadores a embarcarem nesse passeio, através não apenas da história, mas também da direção de arte de Ronaldo Fraga, da trilha sonora de Paulo Santos, do premiado grupo mineiro Uakti, e da iluminação de Aurélio de Simoni. Os condutores da jornada são os atores Alexandre Barros(Fonchito), Felipe Lima (Leon/poeta), Marino Rocha (Martin/lhama de pelúcia), Cynthia Reis (professora/motorista/mãe do Fonchito/mãe da Nereida) e Thais Belchior (Nereida).

PRIMEIRO AMOR
“Fonchito e a Lua” é uma grande viagem pela descoberta do primeiro amor, mas também uma busca pelo impossível, a fim de torná-lo possível. Através da história de Fonchito e sua tentativa de entregar a lua para sua amada, Vargas Llosa fala novamente sobre a liberdade, a capacidade do homem de conquistar e refazer sua história, temas tão caros a sua obra “adulta”. O texto mergulha ainda na vastidão da cultura dos países da América Latina, em especial do Peru.
Apesar da classificação infantojuvenil, “Fonchito e a Lua” é um espetáculo para todas as idades. O próprio Vargas Llosa, à época do lançamento do livro, falou sobre a importância de escrever para as crianças: “foi a realização de um sonho muito antigo, mas é muito mais difícil escrever para crianças do que para adultos”.

O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz em 2014. A produção é de “O Menino e as Ideias” e SVNX, patrocínio Porto Seguros e apoio em Ipatinga do Panorama Tower Hotel. A realização é da Fundação Nacional de Arte – Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇO
Ingressos a R$ a 10,00 na bilheteria do teatro e pelo site www.ingressorapido.com.br. Meia-entrada R$ 5,00 estendida a professores e estudantes, menores de 18 e maiores de 60. Classificação Indicativa Livre. Menores de 14 anos só entram acompanhados dos pais ou responsáveis mediante apresentação de documentos. Informações (31) 3822 3031.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com