Cidades

PDA Doce foi lançado em Governador Valadares

Leonardo Morais

VALADARES – O Programa de Disponibilidade de Água do Rio Doce (PDA Doce), da ONG Ibio, foi lançado em Governador Valadares no último dia 1º. Com a iniciativa, pretende-se melhorar a qualidade do meio ambiente da região e protegê-lo por meio da gestão integrada de recursos já existentes e dos que serão captados. O programa tem o apoio dos Comitês da Bacia do Rio Doce (CBHs), da Fiemg, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e a participação de grandes empresas que atuam na região.

COISAS BOAS
O presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior, ponderou que apesar das diversas crises que acometem o país, incluindo a hídrica, há muita coisa boa acontecendo. Ele citou o programa Minas Sustentável, da Fiemg (que apoia empresas do Estado na questão das licenças ambientais, e que trouxe muitos benefícios) e o Pacto de Minas pelas Águas, também gestado na entidade. “Está na hora de nos juntarmos em um movimento em prol da sustentabilidade”, incentivou.

“Uma das principais dificuldades enfrentadas na questão ambiental da região é concatenar a aplicação dos (escassos) recursos existentes”, analisou o diretor presidente do Ibio, Eduardo Figueiredo. Ele explicou que a meta do programa é fazer um planejamento da aplicação integrada desses meios. “A proposta básica deste trabalho é otimizar as iniciativas que já estão em prática e, com isso, potencializar os recursos investidos. Entre eles, o monitoramento para verificar os resultados alcançados”, disse.

ADESÃO
Entre as empresas que assinaram o termo de adesão estão: AcerlorMittal Brasil, Coca-Cola, Cemig, Fibria, Usiminas, Vale, Anglo American Brasil, Cenibra e PCH, entre outras. Também prestigiaram o evento a prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa; o presidente da Faemg, Roberto Simões; o presidente da Regional Fiemg Vale do Aço, Luciano Araújo, o chefe de gabinete da presidência do Sistema Fiemg, Antonio Marum; o superintendente do IER, Adair Evangelista Marques; o gerente de Meio Ambiente da Fiemg, Wagner Soares Costa; o analista ambiental Deivid Lucas de Oliveira; o consultor da Fiemg Odorico Pereira de Araújo entre outras autoridades e representantes das entidades envolvidas no PDA Doce.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com