Policia

PC cria nova regra para agilizar perícias em drogas

DA REDAÇÃO – A Polícia Civil do Estado criou uma nova regra para os exames periciais de constatação de drogas. A partir de agora, apenas uma pequena porção do material apreendido será levada ao Instituto de Criminalística (IC) para realização de prova e contraprova.

Com isso, uma demanda reprimida superior a seis mil perícias foi reduzida a quatro mil e deverá ser estancada nos próximos meses. O diretor do IC, Marco Paiva, explica que a nova regra garante mais segurança na guarda do material apreendido.

“Assim, evita-se a pesagem e contagem de grandes volumes que até então eram feitos na unidade responsável pela operação e, depois, no IC, no momento do recebimento. Esse novo procedimento cumpre protocolos internacionais e dá garantia às autoridades policial e judiciária para a imediata destruição da droga remanescente”, acrescenta o diretor do IC.

AGILIDADE

Atualmente a Polícia Civil conta com 629 peritos criminais. A equipe de constatação de drogas possui 14 integrantes e realiza em média 3.600 perícias mensais. Dos 112 novos peritos, 16 serão designados para atuar nessa especialidade.

“Com esse reforço, vamos criar 14 novos postos para constatação de drogas, descentralizando o atendimento na capital e garantindo eficácia e eficiência dos trabalhos em todo o Estado”, assinala Marco Paiva.

O diretor lembra que o remanejamento com a chegada dos novos profissionais ainda vai representar economia para os cofres públicos, já que não será mais necessário o deslocamento de material apreendido das diversas regiões do estado para a capital.

Além da equipe de peritos especializados em constatação de drogas, o Instituto de Criminalística da Policia Civil possui profissionais responsáveis pelas perícias de trânsito, de crimes contra a vida, contra o patrimônio, informática, engenharia, balística e genética, dentre outras especialidades.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com