Cultura

Patrimônio histórico tem oficinas de capacitação

(Crédito: Secom/PMI)

IPATINGA – O programa “Educação Patrimonial – Ipatinga de portas abertas”, promovido durante todo este ano pela prefeitura, realiza três oficinas de capacitação técnica para qualificar as ações de preservação da história e da cultura do município, em seus 50 anos de emancipação política e administrativa. Nesta quarta-feira (19/11) e quinta-feira (20/11), agentes de diversas áreas serão alvo de treinamentos em turmas especiais.

A primeira oficina é direcionada a professores da rede municipal. O tema “Patrimônio Cultural e o processo educativo” será abordado em atividades que vão acontecer nesta quarta-feira, de 13:00h às 17:00h. A capacitação será realizada na sala de videoconferência do polo de Universidade Aberta do Brasil (UAB), que funciona anexo à Escola Municipal Padre Cícero de Castro, no bairro Bom Retiro.

Na quinta-feira as oficinas serão realizadas na Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares, no centro de Ipatinga. De 8:00h às 12:00h, o tema “Atuação do Conselho e planejamento estratégico” será abordado para os membros do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga (Comphai). Já no horário de 18:00h às 20:00h, os moradores de bairros localizados no entorno dos bens tombados pelo município participam da palestra “Patrimônio Cultural e a importância de preservar”.

As atividades fazem parte do programa “Educação Patrimonial – Ipatinga de portas abertas”, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Ao longo deste ano foram realizadas diversas visitas guiadas aos principais bens históricos e culturais tombados de Ipatinga, com a participação efetiva de alunos das escolas municipais. Toda a programação de “city tour” e as oficinas de capacitação resgatam o compromisso do município de valorizar a sua história, junto ao Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e a participação do Comphai.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com