Cidades

PAT já beneficiou cerca de 1 mil adolescentes

IPATINGA – A jovem Fernanda Oliveira, moradora do bairro Caravelas, esbanja satisfação. É fácil entender o motivo: aos 17 anos, conquistou sua primeira vaga no mercado de trabalho como auxiliar de escritório no Serviço Educacional Técnico e Profissionalizante (Sertep), no bairro Veneza II.

A trajetória de sucesso começou de forma meio despretensiosa. “Uma amiga sugeriu que eu procurasse um curso no Sertep e optei por Informática. Depois que concluí o curso, me inscrevi para a seleção do Programa Adolescente Trabalhador (PAT) e fui selecionada para trabalhar nas atividades administrativas num restaurante”, relata Fernanda.

O restaurante disponibiliza os Aprendizes para desenvolverem as atividades práticas e teóricas na própria entidade e Fernanda atuou diretamente no Sertep. “A Fernanda se destacou no processo de aprendizagem e foi contratada como auxiliar de escritório no próprio Sertep”, afirma a psicóloga do PAT, Joyce Rocha.

PAT EM NÚMEROS
Ao todo, aproximadamente 1 mil adolescentes já se capacitaram como aprendizes, a partir do convênio entre o PAT e as empresas do Vale do Aço. Anualmente, em média, são realizados três processos seletivos para o PAT. A próxima seleção deve ser realizada em abril deste ano. Desde que foi criado, cerca de 300 empresas da região já demandaram adolescentes ao PAT.

“O diferencial do PAT é o foco no treinamento em rotinas administrativas, antiga demanda das empresas da região”, ressalta a assistente social do programa, Geanne Ferreira. Outro diferencial do PAT é o atendimento realizado por uma equipe multidisciplinar durante todo o período de contrato do Menor Aprendiz. “Uma psicóloga, uma assistente social e uma pedagoga atendem aos adolescentes e também seus respectivos familiares, caso haja necessidade”, complementa a pedagoga Cleide Josilane Andrade Pereira.

“Nosso objetivo é que todos os aprendizes que passarem pelo PAT tenham tanto sucesso profissional quanto a Fernanda, e estejam preparados para o mercado de trabalho, facilitando a conquista da primeira vaga de emprego”, afirma a deputada estadual Rosângela Reis.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com