Cidades

Passeata marca Dia da Luta Antimanicomial em Ipatinga

IPATINGA – Para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma programação especial. Um público expressivo e animado participou da passeata realizada pela Seção de Saúde Mental em referência ao 18 de maio, dia que marca a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.

Com muita alegria e animação, profissionais de saúde, usuários do CAPS, CAPSi e associação “Loucos Por Você”, e familiares participaram da passeata com faixas e cartazes, além da distribuição de dobraduras confeccionadas pelos usuários, e panfletos sobre a conscientização em favor de novas políticas públicas de saúde mental.

CUIDADO EM LIBERDADE

Com o tema “Pela garantia do cuidado em liberdade, ocupando todos os cantos da cidade”, a caminhada pela avenida 28 de Abril contou com a participação de mais de 300 pessoas. O objetivo do evento foi envolver a comunidade nas discussões sobre as diversas formas de sofrimento mental e levar informações sobre os serviços e tratamentos ofertados por uma equipe multiprofissional na rede municipal de Saúde, e que substituem os hospitais psiquiátricos – que vêm sendo fechados progressivamente desde 2002, em atendimento à Lei Federal 10.216.

“O movimento visa reforçar que, como todo cidadão, as pessoas com sofrimento mental têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de sua cidadania. Estamos lutando em prol das coletividades e do bem comum para construirmos a mudança social para nossa cidade”, destacou a gerente da Seção de Saúde Mental, Matilde Campos.

SERVIÇOS

A Prefeitura de Ipatinga mantém o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II – Clips). A unidade funciona das 7h às 18h na rua Joaquim Nabuco, 370, Cidade Nobre, anexo à Policlínica Municipal. Ainda, oferece o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi), localizado na rua Campinas, 105, Veneza, com atendimentos no mesmo horário. São os serviços de urgência especializados em reabilitação psíquica e social. Além disso, há o trabalho realizado nas Unidades Básicas de referência dos bairros. Para informações sobre serviços e tratamentos ofertados na rede municipal de Saúde procure as Unidades Básicas de Saúde de Ipatinga ou a sede do Clips, situado à rua Joaquim Nabuco, s/ nº – Cidade Nobre. Telefone (31) 3829-8485.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com