Cidades

Páscoa deixa comércio regional mais otimista

Crédito: Emmanuel Franco

TIMÓTEO – Após os três primeiros meses de 2015, período marcado por perspectivas econômicas pessimistas, o comércio do Vale do Aço começa a ganhar fôlego com a chegada da Páscoa. A data movimenta, principalmente, supermercados e peixarias, além de lojas especializadas em chocolate. A entidade patronal realizou uma pesquisa para medir as expectativas do comércio varejista do Vale do Aço para a Páscoa.

Foram entrevistados comerciantes em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, que se mostraram otimistas com a chegada da data: 59,1% preveem que irão vender mais do que em 2014. Já 18,2% acreditam que o volume de vendas será mantido, enquanto 22,7% vislumbram que haverá queda nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

“Ao contrário do que aconteceu em 2014, em 2015 a Páscoa será comemorada no início do mês, o que é um fator bastante positivo para nós”, comemora José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, que complementa, otimista: “Trata-se da data que abre o calendário comemorativo do varejo e impulsiona os negócios neste início de ano, uma vez que nos primeiros meses de 2015 o dinheiro deixou de circular nas ruas por conta do pagamento de impostos como IPTU e IPVA.”

INVESTIMENTOS
Sobre as medidas para incrementar as vendas, 38,8% dos comerciantes entrevistados pelo Sindcomércio disseram que priorizaram a decoração da loja; 22,4% investiram na diversificação do chamado “mix” de produtos; 18,4% optaram por atrair os clientes para as promoções.

Assim como em datas comemorativas anteriores, 65,4% dos comerciantes anteveem que a forma de pagamento que irá prevalecer será o cartão de crédito parcelado. 39,1% dos entrevistados ainda visualizam que o “ticket médio” por consumidor, ou seja, quanto cada pessoa irá desembolsar ao ir às compras, será de até R$ 30.

Todo o comércio do Vale do Aço funcionará normalmente neste sábado (04), enquanto estará de portas fechadas na Sexta-feira Santa, dia 3.


Pesquisa realizada pelo Sindcomércio entrevistou lojistas em Ipatinga, Fabriciano e Timóteo

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com