Cidades

Parte de talude cai em Barão de Cocais

Segundo a mineradora, a barragem Sul Superior, a 1,5 km da mina, não foi afetada

A Vale confirmou na manhã desta sexta-feira (31) que parte do talude (parede) da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, na região Central de Minas Gerais, se fragmentou durante a madrugada. Ainda segundo a mineradora, a barragem Sul Superior, a 1,5 km da mina, não foi afetada.

De acordo com o tenente-coronel Flávio Godinho, da Defesa Civil, por volta das 5 horas, segundo a Vale, aconteceu um pequeno desplacamento. A mineradora à Defesa Civil que disse que “uma parte insignificante do talude caiu dentro da cava e ali foi acondicionado”, não trazendo nenhuma caracteristica de tremor que viesse a ter consequências na barragem.

Ainda segundo o tenente-coronel, as ações de monitoramento continuam. “Já era previsto que esse talude poderia romper na sua totalidade ou parte dele e isso vem se concretizando a cada dia que aumenta a velocidade de deslocamento”, diz.

PREFEITO

Segundo o prefeito Décio Geraldo dos Santos, a Vale não comunicou o fato oficialmente à administração municipal. Ele disse que estava em reunião em Belo Horizonte quando recebeu a notícia. Um diretor da Vale teria dito a ele que o despreendimento foi tão insignificante que preferiu não causar alarde comunicando à prefeitura.

Ele disse que não houve acionamento de alarme na cidade, fato confirmado pela Defesa Civil de Minas Gerais.

“Eu também não sei como falar para a população não ter medo. Vamos continuar monitorando e acompanhando a situação”, disse.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com