Esportes

Parreira e Agência Metropolitana do Vale do Aço discutem Copa 2014

O ex-técnico da Seleção, Carlos Alberto Parreira, foi recebido pelo diretor geral da Agência Metropolitana, Thales Alves

IPATINGA – Uma comitiva da Seleção de futebol do México esteve no último final de semana em Ipatinga acompanhada do ex-treinador Carlos Alberto Parreira, tetracampeão mundial com o Brasil e consultor da Copa do Mundo de 2014, além de membros da Secretaria de Estado Extraordinária para a Copa do Mundo. Eles foram recebidos pelo diretor geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, Thales Rezende Coelho Alves – que busca atrair uma das seleções para Ipatinga na Copa de 2014, e representantes do município. Esta é uma das iniciativas do Governo de Minas, por meio da Secopa, que tem como objetivo prestigiar as cidades do interior mineiro no Mundial da FIFA Brasil 2014.
A delegação mexicana realizou uma visita técnica às estruturas esportivas e hoteleiras de Ipatinga no último sábado. O grupo conheceu o Estádio João Lamego Neto, o Lamegão, que concorre como um dos centros de treinamento. A escolha do local onde as seleções treinam antes do evento esportivo de 2014 é feita pela comissão técnica de cada time com base em catálogo elaborado pela FIFA. O material oferece sugestões dos CTS, que são locais de treinamento realizados dias antes dos jogos. Já a hospedagem pode ser em local que ofereça um campo de futebol ou que apenas seja próximo a um CTS.
Os membros da entidade mexicana estão no Brasil para visitar locais que possam hospedar a seleção do México durante o Mundial de 2014. Ipatinga faz parte da primeira versão do catálogo com Centros de Treinamento de Seleções (CTS), local onde as equipes treinam duas semanas antes do início da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Belo Horizonte, Matias Barbosa, Juiz de Fora e Uberlândia completam a lista das cidades mineiras da publicação.
Parreira destacou que Minas Gerais conta com a vantagem de ser um estado muito bem localizado, facilitando os deslocamentos. Ao falar sobre a infraestrutura esportiva em Minas, Parreira reiterou a importância do primeiro encontro. “Tem que ser amor à primeira vista. Os hotéis e centros de treinamento têm que estar preparados de forma a seduzir as delegações internacionais no primeiro encontro. As cidades que queiram receber seleções têm um ano pela frente para se readequarem. Isso quer dizer hotéis com conforto, bem localizados e bons espaços para treinar, com gramado de boa qualidade”, lembrou.
O ex-técnico da Seleção Brasileira ainda destacou a passagem dos mexicanos pelo Estado. “A seleção mexicana é muito respeitada internacionalmente. Essa visita é muito boa para Minas Gerais, que tem condições, sim, de receber uma grande equipe”, disse. Os membros da federação mexicana visitariam na sequência São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
Para o diretor da Agência Metropolitana do Vale do Aço, Thales Rezende, a reputação e experiência de Parreira, contratado como consultor da Secretaria Especial da Copa para auxiliar na atração de seleções ao estado de Minas Gerais atraem olhares do mundo inteiro para nossa região. Ele ressalta que é necessário um esforço conjunto de toda a sociedade para que Ipatinga seja um dos CTS. “Estamos contentes de receber a visita de Parreira juntamente com a Seleção Mexicana para colocar a Região Metropolitana em condições de brigar para ser um dos CTs. Num momento crucial para o desenvolvimento econômico local, que temos de dedicar nossos esforços para receber uma das seleções que disputarão o mundial”, disse Thales.

CRITÉRIOS
Para Carlos Alberto Parreira, há que se investir no “local de trabalho das seleções”, se referindo às condições do Estádio Municipal, suas instalações e o gramado que, hoje, não estão em condições adequadas e precisam de investimentos pontuais para receber uma seleção de futebol.
“O estádio, os locais de treinamento são nossos instrumentos de trabalho” – afirma o tetracampeão, fazendo comparação de que “nenhum médico quer operar numa sala de cirurgia sem boas condições, da mesma forma, nenhum grande jogador irá querer trabalhar em campos mal cuidados, em gramados irregulares e em estádios sem bons vestiários, enfermarias”. Contudo – afirma, tomadas as medidas necessárias, e há tempo suficiente para isso, tenho certeza de que Ipatinga é um grande concorrente a essa conquista, concluiu o ex-treinador em conversa com o diretor da Agência da Região Metropolitana, Thales Rezende.
Para a representante da Secopa, Ludimila Kai, a visita dos mexicanos a Ipatinga reforça o compromisso do estado em interiorizar o Mundial de 2014. “É importante que a Copa do Mundo chegue ao interior mineiro, gerando visibilidade e melhorias a esses municípios”, disse.
Atualmente, 19 cidades mineiras são candidatas a CTS junto ao Comitê Local da Fifa (COL): Além de Ipatinga, Araxá, Caxambu, Caeté, Divinópolis, Extrema, Formiga, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Matias Barbosa, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com