Cidades

Parque das Águas terá creche municipal

Lançamento da obra da creche do Parque das Águas contou com a presença de lideranças políticas e da comunidade da Regional 4

IPATINGA – A Prefeitura Municipal concluiu a terraplanagem do terreno onde será construída mais uma unidade de Educação Infantil no município. A nova creche ficará localizada na rua Rio São Francisco, n°815, no bairro Parque das Águas, e vai atender também à população dos bairros Veneza e Planalto.

Durante a assinatura do termo de serviço da obra, a prefeita Cecília Ferramenta falou sobre as conquistas da atual
Administração Municipal, destacando a construção de novas creches confirmadas para o município. “Já iniciamos a construção da unidade do Jardim Santa Clara e inscrevemos mais seis projetos no Ministério da Educação. No total serão oito creches, bem equipadas, que vão garantir acesso à educação de qualidade a cerca de duas mil crianças ipatinguenses”, declarou a prefeita.

OBRAS
As obras da nova creche terão início nesta segunda-feira (24), com previsão de entrega nos próximos nove meses, conforme informações da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Após a realização da terraplanagem, serão iniciadas a execução das escavações e a concretagem da fundação. A previsão de entrega do prédio à comunidade está programada entre os meses de março e abril de 2014.

Os moradores da regional 4 participaram do lançamento da obra. De acordo com a dona de casa Adalgisa Neves dos Santos, avó de Vitório Emanuel, de 1 ano e 4 meses, a nova instituição vai chegar em boa hora. “Estou achando excelente a vinda dessa creche para o nosso bairro, pois as mães precisam ter onde deixar os filhos para trabalhar”, observou a dona de casa.


Creches têm capacidade para atender 240 crianças de 5 anos
Além das creches do Jardim Santa Clara e do Parque das Águas, outras seis unidades serão construídas em Ipatinga. As creches terão padrão nacional tipo B, estipulado pelo MEC, que se caracteriza pela capacidade de atendimento a aproximadamente 240 crianças com até cinco anos de idade, em dois turnos, ou 120, em turno integral.

As unidades compreendem salas pedagógicas e de informática, secretaria, pátio coberto, cozinha, refeitório, sanitário e fraldário, entre outros ambientes, todos adaptados para pessoas com deficiência. A creche do Jardim Santa Clara será construída na rua Maçarico, nº 450.

Os recursos para construção da creche provêm do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) do governo federal, a partir de contrato confirmado pela prefeita em audiência no Ministério da Educação, realizada em fevereiro deste ano.

A obra foi orçada em aproximadamente R$1,4 milhão. Em cumprimento ao programa, a PMI fica responsável por oferecer o terreno e executar a obra, no prazo médio de dois anos e meio, incluindo prazo de licitação. Em contrapartida, o governo federal libera os recursos de forma progressiva, sendo repassados 30% no momento da licitação, mais 50% no início da construção. Após conclusão de 80% da obra, são destinadas verbas para aquisição de mobiliário escolar, de acordo com o MEC.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com