Cidades

Paróquia São Sebastião em Fabriciano completa 70 anos

FABRICIANO – A Paróquia São Sebastião foi a primeira instituição religiosa fundada no Vale do Aço, completando em 2018 seus 70 anos de criação. São, também, 70 anos de atuação dos Missionários Redentoristas no serviço de evangelização do Vale do Aço.
Em 15 de agosto de 1948, a Paróquia São Sebastião foi instalada por ofício do então Arcebispo Dom Helvécio, que empossou os Missionários Redentoristas na direção dos serviços pastorais da nova instituição, padre José Gonçalves da Costa, como pároco; e padre André Van Der Arendt, como auxiliar. As informações são do historiador Amir José de Melo.

SESSÃO SOLENE

Para registrar o jubileu, o vereador Marcos da Luz (PT) apresentou esta semana, no primeiro dia útil do ano (quarta-feira), o Projeto de Resolução nº 989/2018, de sua autoria, que prevê a realização de uma sessão solene e a concessão de Honra ao Mérito em comemoração aos 70 anos de instalação da Paróquia São Sebastião.
A homenagem será feita em data a ser agendada junto com a nova Mesa Diretora do Legislativo, ficando autorizada a transferência provisória da sede da Câmara Municipal para realização da solenidade. Porém, as comemorações tem início já neste mês em se festeja o padroeiro São Sebastião, com novenas, procissão e a missa concelebrada dia 20 de janeiro.
Conforme padre José Cláudio, “ao celebrar os 70 anos da Paróquia São Sebastião, presença viva dos Redentoristas evangelizando o Vale do Aço, queremos neste tempo celebrar e festejar os passos que foram dados e planejar novos caminhos”, disse em sua coluna “A Voz do Pároco”.

ETIMOLOGIA

O Direito Canônico define Paróquia como “a comunidade dos fiéis submetida a um presbítero (padre), que recebe o título de pároco” ou “o território sobre o qual se estende a jurisdição do pároco”. Em resumo, Paróquia seria um termo para designar as pessoas que residem numa determinada região e que estariam sob a competência ou responsabilidade do padre da igreja mais próxima.
Utilizado desde os tempos mais antigos, o termo Paróquia aparece nos escritos dos Santos Padres da Igreja e nos cânones promulgados pelos Concílios. O sentido original advém do grego pará-oikía, que significa “segunda residência”. Quer dizer, a Paróquia seria a segunda casa do fiel católico neste mundo. (Redentor do Vale nº 78, Janeiro/2018).

Um pouco da história da
Paróquia de São Sebastião

(*) Amir José de Melo

O primeiro religioso a atuar em Coronel Fabriciano foi o Padre Francisco Dias Fonseca, vigário do Grama, atual Jaguaraçu. A partir de 1923, Padre Chico, como era chamado, passou a visitar mensalmente o povoado do Calado, atual centro de Coronel Fabriciano, e também o povoado de Santo Antônio, atual Melo Viana. Prestava completo atendimento religioso aos moradores: celebração de missas, batizados, casamentos, unção de enfermos e confissões. Também foi responsável pela construção da primeira igreja, inaugurada em 1929. O templo localizava-se onde hoje existe o Salão Paroquial Dom Lelis Lara e foi dedicado a São Sebastião, oficializando o Santo Mártir como padroeiro do lugar. A imagem entronizada no altar-mor foi um presente de Rotildino Avelino, que a encomendou do Rio de janeiro. A singela capelinha desabou em 10 de janeiro de 1949, depois de uma forte chuva.
O primeiro sacerdote a fixar residência no Calado foi o Cônego Domingos Martins. Chegou em 1938, como Capelão do Hospital da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira, atual Hospital Dr. José Maria Morais. Atendia as irmãs de Nossa Senhora da Piedade, que administravam a instituição e os doentes, estendendo seus serviços aos moradores.
Em 1942, o cônego Domingos foi substituído pelo padre Alípio Martins Pinheiro que manteve os mesmos serviços religiosos, celebrando na Capela do Hospital e na igrejinha de São Sebastião. Padre Alípio recebeu do Arcebispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira, a incumbência de iniciar o processo de constituição da Paróquia São Sebastião.
Em 1946, o Padre Alípio foi substituído pelo Padre Deolindo Coelho. Procedente de Mariana, o religioso chegou com a missão de concluir o processo de organização da Paróquia. Entre suas realizações estão a implantação das atividades de Semana Santa, e o início da construção da Igreja Matriz.
Finalmente, em 15 de agosto de 1948, a Paróquia foi instalada. Uma missa solene campal foi realizada no adro da matriz em construção. O ofício foi presidido pelo Arcebispo Dom Helvécio, que empossou os Missionários Redentoristas na direção dos serviços pastorais da nova instituição, Padre José Gonçalves da Costa, como Pároco, e Padre André Van Der Arendt, como auxiliar.
Assim, a Paróquia São Sebastião, primeira instituição religiosa criada no Vale do Aço, está completando em 2018, 70 anos de criação. São também, 70 anos de atuação dos Missionários Redentoristas, no serviço de evangelização do Vale do Aço.

(*)Amir José de Melo é professor e historiador.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com