Parkour tem atraído cada vez mais jovens e adolescentes para essa nova prática esportiva

IPATINGA – O que parece ser mais uma brincadeira de jovens e adolescentes é na verdade uma prática esportiva conhecida como parkour, que vem crescendo e ganhando mais adeptos a cada ano. De origem francesa, trata-se de uma mistura de habilidades com o objetivo de ultrapassar obstáculos na arquitetura urbana com diversos níveis de dificuldade. Muros, árvores, bancos, escadas e, até mesmo, saltos entre um prédio e outro, fazem parte da rotina dos praticantes dessa nova modalidade. Em Ipatinga, seis jovens se encontram esporadicamente para treinar e romper essas barreiras em diversos pontos da cidade.  Lucas Figueiredo (15), Caio Márcio (16), Mateus Felipe (15), Eduardo Araújo (19), Isac Moraes (15) e Lucas Oliveira (11) fazem da praça Waldeck Caroso Duarte, situada no bairro Bela Vista, em Ipatinga, em sua parte baixa, um dos palcos desses encontros. São jovens de bairros diferentes, mas a distância não os impede de se encontrarem quase todos os finais de semana para o aprimoramento do conjunto de saltos e acrobacias.

Para Lucas Figueiredo, a praça foi escolhida por contemplar grandes obstáculos. “Por ser uma praça construída dividindo ruas íngremes, aparecem aí alguns obstáculos como paredões, escadas e outros monumentos característicos do local, propício à prática do parkour. Ainda é um estilo pouco conhecido, mas tem crescido bastante. A gente mesmo já tem esse nosso grupo de amigos praticantes”, disse Lucas.

Já Eduardo Araújo, acredita que o Parkour pode ser praticado em qualquer lugar, basta estar com uma roupa confortável, um par de tênis e ter força de vontade, o que facilita a popularização da modalidade. “Precisamos, é claro, ter um treinamento específico para aprender a cair. É fundamental ter colchões para o amortecimento do impacto quando não se está seguro. Eu já machuquei a mão e o tornozelo com parkour, o que me serviu de aprendizado”, apontou Araújo. Isac Moraes é mais ponderado e preza pela segurança em todas as atividades. “É fundamental respeitar os limites até se sentir seguro para ultrapassá-lo”, disse Isac.

Para o profissional de Educação Física, faixa preta de judô, e árbitro nacional da CBJ, Rodrigo Silva, a prática do parkour traz inúmeros benefícios se praticada de forma adequada. “A atividade proporciona uma melhora significativa na coordenação motora, sistema cardiorrespiratório, aumenta a concentração, além de inúmeros outros benefícios na parte psíquica dos praticantes”, afirma o educador físico que na oportunidade também ponderou. “Como toda atividade deve ser progressiva (do fácil para o difícil), é preciso respeitar essas fases, para que possam evitar danos como: fraturas e lesões articulares a curto, médio ou longo prazo. O parkour é um esporte de alto nível de impacto e para aterrisagem segura são utilizadas técnicas com o rolamento”, finalizou Rodrigo Silva.

O presidente da Comissão de Educação, Esporte, Lazer e Cultura da Câmara Municipal, vereador Adiel Oliveira, tem acompanhado a iniciativa dos jovens. “Não importa qual o esporte, quando jovens e adolescentes se reúnem em prol do aprimoramento de suas capacidades físicas é sempre digno de apoio. Esporte é saúde. Quanto mais próximo das atividades físicas, mais longe estarão das drogas”, disse o vereador

De toda forma, o importante é não ficar parado e se enturmar com essa galerinha do bem que está promovendo saúde e condicionamento físico.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com