Cidades

Parceria Usiminas-Senai garante capacitação profissional de qualidade

Desenvolver e capacitar a comunidade por meio da Educação Profissional. Este é um dos principais objetivos do SENAI desde que se instalou em Ipatinga, em 2007. A vocação foi ampliada em 2012 por meio de uma parceria com a Usiminas, e hoje a entidade se prepara para se tornar o maior centro de formação de Minas Gerais e o 2º maior do país. A partir do convênio entre as duas entidades, o SENAI recebe atualmente 1.900 alunos por dia, o que significou um aumento de mais de 60% no atendimento dos últimos seis meses. O objetivo é gerar oportunidade de formação profissional na região, facilitando a inserção no mercado de trabalho.

Ex-aprendiz de Alvenaria e Acabamento, o instrutor de Formação Profissional do SENAI, Felipe Oliveira da Costa, ingressou no Centro de Formação aos 16 anos. “Sempre digo que para realizar nossos sonhos é necessário ter um foco. Quando entrei no SENAI não tinha um objetivo traçado e as pessoas não apoiavam minha decisão, pois achavam que o curso não me traria grandes oportunidades. Mas aqui na escola os instrutores incentivam e persistem com alunos em seus sonhos e isso ajudou a definir o meu objetivo profissional”, afirma. Convidado a participar das Olimpíadas do Conhecimento do SENAI, um dos maiores eventos de educação profissional do País, na Modalidade Construção e Alvenaria, quando ainda era um aprendiz, Felipe conquistou o terceiro lugar na etapa estadual e foi automaticamente contratado com técnico trainee da instituição.

A partir de então, passou a auxiliar os instrutores em sala de aula e a ser capacitado para atuação na docência e também na manutenção da escola. Um ano e quatro meses depois, participou do processo seletivo do SENAI para instrutor na área de construção civil e foi selecionado. “Participei ativamente das mudanças no último ano. A região ganhou muito com a parceria entre SENAI e Usiminas, que ampliou as chances de qualificação e desenvolvimento da comunidade. São várias opções de cursos, profissionais qualificados e as novas estruturas contribuem para uma ótima formação”, conta o instrutor.

SUCESSO
Em 2012, um acordo entre Usiminas e o Sistema FIEMG permitiu a ampliação do SENAI em Ipatinga, tanto em área construída quanto em capacidade de treinamento. A empresa cedeu à escola, em regime de comodato e pelo prazo de 10 anos, o espaço do Centro de Desenvolvimento Profissional (CDP), da Usina de Ipatinga, conhecido hoje como Centro de Formação Profissional Rinaldo Campos Soares – homenagem ao ex-presidente da Usiminas, falecido em 2011. “A parceria reflete a valorização e a preocupação da Usiminas com o desenvolvimento das comunidades onde a empresa está presente. É uma relação sustentável, em que garantimos a qualificação dos nossos colaboradores e contribuímos com a ampliação desse atendimento para a comunidade. É um modelo de parceria que contribui efetivamente com o incremento da qualidade econômica e social da população”, ressalta Marco Aurélio de Alacoque, gerente-geral de Treinamento e Seleção da Usiminas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com