Cidades

Paraíso inicia vacinação antirrábica

PARAÍSO – A Prefeitura de Santana do Paraíso iniciou a Campanha de vacinação contra a raiva animal. Devem ser vacinados cães e gatos com mais de três meses de idade. A ação, que será realizada entre 5 e 20 de junho, imunizará os animais da Zona Rural do município. Posteriormente, acontece na Zona Urbana e o dia D da vacinação.

A meta do município é imunizar 5.280 animais. A vacinação é gratuita, e é o único meio de prevenção contra a raiva em cães e gatos. A vacinação deve ser reforçada anualmente, então mesmo que o animal já tenha recebido a vacina em campanhas anteriores, é preciso vacinar novamente este ano.

TRANSMISSÃO

A forma mais comum de transmissão da raiva é através do contato com a saliva do animal raivoso, através de mordeduras, arranhaduras e lambeduras. O vírus da raiva pode infectar todos os mamíferos, provocando a morte em quase todos os casos.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde da cidade, diversas medidas podem ser tomadas para evitar a transmissão do vírus, como: não se aproximar de cães e gatos sem donos, nem mexer ou tocar quando os mesmos estiverem se alimentando ou dormindo; nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais.

Em caso de contato com a saliva de cães e gatos, é importante tentar capturar o animal e observá-lo por dez dias. Se ele continuar sadio nesse período, ou seja, sem alteração em seu comportamento, é seguro que não esteja contaminado pela raiva. Caso não seja possível capturar o animal ou se não puder observá-lo neste período, deve-se agir como se ele estivesse doente e fazer o tratamento profilático. A indicação é que o cidadão procure, o mais rápido possível, a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com