Cultura

‘Paixão’, de Nilmar Lage, é exibido hoje no Unileste

FABRICIANO – O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) exibe nesta terça o documentário “Paixão”, de Nilmar Lage. O vídeo será apresentado aos estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda e demais interessados na obra. O diretor da produção, o jornalista, fotógrafo e cineasta Nilmar Lage, participará de um debate após a exibição do filme. A atividade, aberta ao público e gratuita, será realizada às 19h, no auditório Padres do Trabalho, no campus de Coronel Fabriciano. Vagas limitadas à capacidade do auditório.

PAIXÃO DE CRISTO
O documentário é resultado de uma experiência particular do artista que perdeu um irmão vítima de câncer. Inspirada na Paixão de Cristo, a obra foi construída a partir de depoimentos de mães que passaram por essa experiência. “A ideia foi filmar mães que acompanharam o sofrimento e a morte de seus filhos, assim como Maria acompanhou Jesus, assim como minha mãe acompanhou o meu irmão, e falar desta experiência pouco discutida, que é a morte”, explica Nilmar Lage.

Segundo o jornalista, a necessidade de expressar emoções foi sempre parte integrante do seu processo criativo. “A fotografia e o documentário são linguagens que uso para expressar minhas emoções desde o tempo da faculdade. Acredito que compartilhá-las pode sim, resultar em muitos finais felizes, mesmo em experiências dolorosas como da perda de alguém querido”, comenta.

EXPOSIÇÃO
Além da exibição do documentário, o centro universitário receberá uma exposição fotográfica que integra o projeto com imagens das mães fotografadas para o filme sobrepostas a diferentes representações de Maria. O projeto é uma parceria com a Fundação São Francisco Xavier, por meio da Unidade de Oncologia.

“A exposição fotográfica ficará na galeria Espaço B, no período de 26 de abril a 3 de maio e, posteriormente, será levada para a biblioteca Central do Unileste, onde permanecerá aberta à visitação até 16 de maio, explica Margaret Souza, assessora de eventos e cultura do Unileste.

“A ideia é propiciar aos alunos da área de Comunicação Social uma experiência prática sobre a produção de um documentário e também apresentar à sociedade uma reflexão sobre esse tema, que é um problema de saúde pública a partir da vivência de famílias e mães que passaram pela experiência do câncer”, completa Margaret.

O ARTISTA

É jornalista graduado pelo o Unileste. Fotógrafo e documentarista com trabalhos expostos em mostras de vídeo e exposições no Brasil e no exterior. Foi professor de Fotojornalismo e Comunicação Comparada do curso de Comunicação Social / Jornalismo das Faculdades Integradas de Caratinga (FIC). Ministra oficinas de fotografia e documentário com passagens por Ipatinga, Ouro Preto, Ponte Nova e João Pessoa/PB. Atualmente, dedica-se ao Grupo Fixa: Imagem e Memória, fazendo um registro fotodocumental do Vale do Jequitinhonha/MG no projeto Circuito de Imagens; e ao Studio Integral: estratégias e ações para uma vida melhor no projeto Rio Doce: Águas Passadas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com