Esportes

País fará a mais bem-sucedida Olimpíada, garante presidenta

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

BRASÍLIA
– A presidenta Dilma Rousseff disse nesta terça (3) que o Brasil vai receber bem atletas e turistas estrangeiros para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, apesar da grande instabilidade política atual no país. Ela destacou ainda que o Brasil está pronto para realizar a mais bem-sucedida edição das olimpíadas. Dilma participou nesta manhã da cerimônia de acendimento da tocha olímpica no Palácio do Planalto.

“Sabemos das dificuldades políticas que existem em nosso país hoje. Conhecemos a instabilidade política. O Brasil será capaz de, mesmo convivendo com um período difícil, muito difícil, verdadeiramente crítico da nossa história e da história da democracia do nosso país, conviver porque criamos todas as condições para isso com a melhor recepção de todos os atletas e de todos os visitantes estrangeiros. Tenho certeza de que um país cujo povo sabe lutar pelos seus direitos e que preza e sabe proteger sua democracia é um país onde as Olimpíadas terão o maior sucesso nos próximos meses”, afirmou, ao fazer referência ao processo de impeachment que tramita contra ela no Senado Federal.

Ao dar as boas-vindas à chama olímpica, Dilma disse que o Brasil está pronto para realizar a mais bem-sucedida edição dos Jogos Olímpicos. “Está pronto e nós trabalhamos para isso. Praticamente, todas as instalações esportivas nos centros olímpicos da Barra e de Deodoro estão prontas. Todos os 39 eventos-testes realizados até agora foram bem-sucedidos”, acrescentou.

A lanterna contendo a chama olímpica chegou hoje às 7h25 ao Aeroporto Internacional de Brasília, ponto de partida para um roteiro que, nos próximos 95 dias, incluirá 327 cidades das cinco regiões do país, passando pelas mãos de 12 mil pessoas até chegar, no dia 5 de agosto, ao Estádio Maracanã, local onde será acesa a Pira Olímpica e celebrada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A chama foi acesa no dia 21 de abril, em frente ao Templo de Hera, localizado na cidade grega de Olímpia.

Aluno do Cocais vai participar de
revezamento da Tocha Olímpica

FABRICIANO – Um aluno de 14 anos da Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde, na zona rural do Cocais, foi selecionado para participar do revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 em Fabriciano, no dia 12 de maio. Marcos Junior Ferreira Apolinário, do 9º ano, venceu o concurso cultural de redação com o tema “Espírito Olímpico” e será um dos 17 condutores que vão carregar a Tocha pelas ruas de Fabriciano.
A escola da zona rural foi definida pelo Ministério da Educação e Comitê Olímpico após análise dos dados de todos os alunos na Prova Brasil de 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013, que avaliam Compreensão Textual e Matemática. Por apresentar o índice de 4,5 nos anos finais na Prova Brasil e por ter o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, a escola se apresentou apta para a realização do concurso cultural.

A decisão do Comitê Olímpico de escolher alunos de escolas públicas para conduzir a tocha nos 335 municípios selecionados tem como objetivo destacar a importância da educação para o Brasil. “Estamos muito contentes de ter um aluno da nossa zona rural no revezamento. É um momento importantíssimo para nosso município, e ter um adolescente residente no Rancho, em São José dos Cocais, representando todos os alunos do nosso município é emocionante”, comenta a prefeita Rosângela Mendes.

REVEZAMENTO

A expectativa é que 17 condutores carreguem a Tocha a cada 200 metros, totalizando um percurso de três quilômetros. Também haverá sobrevoo pela Serra dos Cocais, símbolo de beleza natural da cidade. “Quanto mais se aproxima a data, mais empolgados estamos. Nosso trevo ganhou cara nova com uma grafitagem com os mascotes das Olimpíadas, já há faixas lembrando que a data é no dia 12 e toda programação está definida”, revela a secretária de Juventude, Esporte e Lazer da Prefeitura, Paula Cristina.
O percurso da tocha dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 envolve mais de 500 municípios, sendo que 300 recebem o revezamento em terra e 83 abrigam o fogo olímpico durante a noite. A jornada começa em Brasília, nesta quinta-feira (5) e termina no dia 5 de agosto, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Maracanã. Todo roteiro está disponível no site www.rio2016.com.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com