Cidades

Pacto pela educação na idade certa tem início em Timóteo

(Crédito: ACS/PMT)

 

TIMÓTEO – Professores da rede pública de ensino participaram da aula inaugural do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa (Pnaic), que aconteceu na noite de segunda-feira (8), no auditório da Prefeitura. A implantação do Pacto é uma ação inédita da Secretaria de Educação e um compromisso assumido pela Administração Municipal. Na abertura do encontro o prefeito Keisson Drumond (PT) destacou a importância dessa parceria com o governo federal. “É um novo tratamento que está sendo dado à educação, que é também prioridade de Timóteo”, afirma o prefeito.

Keisson falou ainda do orgulho de todo pai ao ver os filhos pequenos ensaiando as primeiras letras, e citou sua filha Júlia, de apenas 4 anos de idade, que já está começando a escrever seu nome e outras palavras. “É muito bom ver a evolução das pessoas, ainda mais de uma criança.”

O encontro reuniu cerca de 100 profissionais da educação que trabalham com crianças até os oito anos de idade, da educação infantil ao terceiro ano do ensino fundamental. Por exigência do Ministério da Educação e Cultura (MEC) somente os profissionais que fazem parte do corpo docente no município poderão participar do estudo de capacitação para professores alfabetizadores e estarão aptos a receber a bolsa que serve como incentivo.

AVALIAÇÕES
De acordo com a secretária de Educação, Cecília Maria Siqueira, “a bolsa é uma forma de valorizar o professor na formação continuada. O programa é sistematizado e coerente e firma o nosso compromisso com as crianças timotenses”, fala Cecília.

O prefeito Keisson Drumond (PT) pediu que os educadores da rede municipal “deem o máximo e se motivem cada vez mais” para o sucesso do programa. Ele destacou que Timóteo sempre foi referência regional em educação, e acredita que será também em níveis estadual e federal. “Vamos sonhar juntos e acreditar.”

A presidente da Câmara Municipal, Guaraciaba Gomes Araújo, que também é educadora destacou, por sua vez, que o termo “Pacto” é um caminho para a igualdade social. “O desafio é grande, mas vejo a capacidade dos educadores da rede municipal. Mais uma vez, Timóteo vai sair na frente com todas as crianças alfabetizadas até os oito anos de idade”, diz Guaraciaba.

VISÃO CRÍTICA
As novas metodologias e sua correta aplicação serão determinantes no processo de leitura, escrita e interpretação do aluno para que ele possa se expressar melhor, aprenda a emitir a sua opinião. A coordenadora do programa no município, Teresinha Rodrigues, lembrou que “a alfabetização leva em consideração os aspectos cognitivos, sensoriais e a realidade da criança, valoriza suas experiências”, afirma.

Uma das muitas dinâmicas que serão realizadas ao longo do curso propõe a análise das situações em sala de aula através de registro em vídeo. Cada professor deverá cadastrar os seus alunos. Várias escolas municipais já estão recebendo o material didático.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com