Cidades

Pacientes devem procurar UBS’s aos primeiros sintomas de Covid-19

IPATINGA – Os sintomas mais comuns da Covid-19 são tosse seca, febre, cansaço, dor no corpo e dor de cabeça de forte intensidade. A Secretaria de Saúde de Ipatinga orienta o público sobre onde buscar ajuda aos primeiros sinais da doença: se em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em hospitais de referência contra o Coronavírus.

A porta de entrada para atendimento na rede pública de saúde são as 21 Unidades Básicas de Saúde existentes no município, que oferecem acolhimento ao paciente com suspeita de Covid-19. Os casos mais leves são atendidos nessas unidades e, havendo necessidade, as equipes podem encaminhar os pacientes para os hospitais.

EM CASA

Caso não precise do encaminhamento, o paciente segue com a orientação de isolamento em casa, onde deverá permanecer em quarentena por 14 dias. As UBS’s também disponibilizam os testes rápido e RT-PCR (swab nasal e oral). “Se a pessoa procurar o atendimento no início dos sintomas, a probabilidade de agravamento é menor. Hoje, já é possível realizar o RT-PCR em qualquer Unidade Básica, desde que a pessoa esteja dentro dos critérios para a coleta. A partir do 14° dia de sintomas, é realizado o teste rápido. Então, o que pedimos é que procurem a UPA somente em casos de urgência e emergência”, orienta a secretária municipal de Saúde, Érica Dias.

EMERGÊNCIA

Os casos de urgência e emergência podem apresentar sintomas mais graves como falta de ar, dor de cabeça forte e febre persistente por mais de 48 horas. Caso o paciente seja considerado de risco e precise de internação, ele permanece na área de isolamento até ser referenciado para o Hospital Municipal ou Hospital Márcio Cunha.

Devido à alta possibilidade de contaminação, essas unidades têm leitos reservados para atender exclusivamente os pacientes com a Covid-19.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com