Cultura

Orquestra Sesiminas Convida se apresenta no Centro Cultural dia 24

IPATINGA – Orquestra de Câmara Sesiminas, a soprano Fabíola Protzner e o oboísta Alexandre Barros realizam concerto no próximo dia 24 (sábado), às 20h, no Centro Cultural Usiminas. A entrada é gratuita e a retirada de ingressos pode ser feita na bilheteria do Centro Cultural a partir do dia 09 de março.
O “Orquestra de Câmara SESIMINAS convida” teve início em 2016 e já recebeu convidados como o maestro Marcelo Ramos, o Metallica Cover Brasil, a soprano Eliseth Gomes, e os músicos Anthony Flint e Horácio Schaefer, o trompetista Marlon Humphreys e o grupo Tenores in Concert.
O projeto é apresentado pelo Governo de Minas, com realização do SESI/FIEMG, e conta com patrocínio da Souza Cruz, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

ALEXANDRE BARROS

Alexandre Barros começou sua formação musical junto a seu pai, Joaquim Inácio Barros. Prosseguiu seus estudos com Afrânio Lacerda, Gustavo Napoli, Carlos Ernest Dias e Arcádio Minczuk. Tocou oboé com o Quinteto de Sopros da UFMG, ganhou o primeiro prêmio no V Concurso de Música da Câmara da instituição. Com o Trio Jovem de Palhetas, recebeu menção honrosa no concurso Jovens Solistas da Faculdade Santa Marcelina e o prêmio Jovem Solista da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Recebeu ainda o Prêmio Eleazar de Carvalho no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.
Como solista, esteve à frente das orquestras Sinfônica de Minas Gerais, Sinfônica da UFMG, Sinfônica da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), Sesiminas, Filarmônica Nova, Sinfônica de Ribeirão Preto, Osesp e Filarmônica de Minas Gerais por duas vezes. De 1996 a 1997, Alexandre integrou a Osesp e, a convite do maestro Roberto Minczuk, atuou posteriormente como Primeiro Oboé da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Atualmente, além de atuar na Filarmônica, é professor do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado e mantém uma intensa atividade camerística.

FABÍOLA PROTZNER

A soprano Fabíola Protzner é natural de Belo Horizonte e iniciou seus estudos musicais aos 9 anos. Formou-se em canto lírico pela Universidade Federal de Minas Gerais, na classe da professora Luciana Monteiro. Também foi aluna de Neyde Thomas (BRA), Rio Novello (ITA), Luisa Gianinni (ITA), Lício Bruno (BRA) e Susanne Bernhard (ALE), entre outros mestres do canto. Em seu repertório destacam-se montagens de A Flauta Mágica, O Elixir do Amor, Don Giovanni, Cosi Fan Tutte, Rita, A Serva Patroa – versão em português de La Serva Padrona de Pergolesi, La Traviata, Nabucco, La Bohème, A Viúva Alegre – versão em português de Die lustige Witwe de Franz Lehàr e O Segredo de Susanna, versão em português de Il Segreto di Susanna de Ermanno Wolf-Ferrari.
Apresentou-se, ao logo de sua carreira, como solista convidada da Orquestra de Ouro Branco, Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG, Orquestra Ouro Preto, Orquestra Musicoop Sesiminas, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e KlassikPhilharmonie Hamburg.
Fabíola foi vencedora dos prêmios Revelação e Júri Popular Feminino no 9º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão e vencedora do prêmio de melhor voz no Internationale Wettbewerb Karlsruhe fur das Lied des 20. und 21. Gravou duas faixas no CD comemorativo dos 100 anos do maestro e compositor Arthur Bosmans produzido pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com