Internacionais

OMS decide amanhã se novo vírus é uma “emergência de saúde pública internacional”

Propagação de novo vírus levanta temor da SARS, síndrome também viral que matou mais de 600 pessoas nos anos 2000

PEQUIM – Um novo vírus matou seis pessoas na China e registrou até o momento 300 casos de infecção. O país, que está prestes a entrar em um feriado longo, teme que o vírus se propague mais rapidamente por causa da alta movimentação. Cerca de 920 pessoas se encontram em observação como possíveis infectados.

A OMS se reunirá, na próxima quarta-feira (22), para decidir se o surto deve ser considerado uma “emergência de saúde pública internacional”. O órgão utilizou essa denominação poucas vezes, como no caso do vírus H1N1 (2009), na epidemia do vírus Ebola (2014-2016) ou no vírus da Zika (2016).

O governo chinês classificou o surto da mesma forma que a SARS, o que implica aos infectados seguir uma quarentena obrigatória e possíveis restrições de viagem.

O VÍRUS

O vírus pertence a uma cepa desconhecida de coronavírus, uma família de patógenos que inclui desde resfriados comuns até a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS), que matou 349 pessoas na China continental e 299 em Hong Kong entre os anos de 2002 e 2003.

Arnaud Fontanet, à frente do departamento de epidemologia do Instituto Pasteur, em Paris, explicou que a cepa do vírus atual é 80% idêntica geneticamente a da SARS. A China compartilhou o genoma do vírus com cientistas de outros países, que foi temporariamente denominado de “2019-nCoV”. 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com