Esportes

Olicei: começam os Jogos Psicomotores

Atividades envolvem 900 alunos da Educação Infantil matriculados em escolas municipais

 

IPATINGA – Aberta na última sexta-feira (24), a Olimpíada Cultural e Esportiva de Ipatinga, Olicei 2018, movimentou na segunda-feira (27) aproximadamente 900 alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino, em torno dos Jogos Psicomotores e apresentações culturais, que aconteceram no ginásio Ely Amâncio, do Centro Cultural e Esportivo 7 de Outubro, no bairro Veneza.

Somente até a próxima sexta-feira (31), 4.000 crianças e adolescentes, com idades de 5 a 11 anos, são esperadas pelas Secretarias Municipais de Educação (SME) e Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) para participarem das atividades. A Olicei prossegue até o mês de novembro.

De acordo com a assessora da SME, Sinthia Oliveira, “nesta semana as atividades reforçarão nos alunos habilidades pessoais como o equilíbrio, a coordenação motora, o raciocínio lógico, a sensibilidade musical, a concentração e a harmonia corporal”. “Outros valores também são reforçados, como a persistência, a disciplina, a interação social e a diversão”, enfatizou.

Há seis anos sem participar com seus alunos de uma olimpíada desta proporção, a diretora Lucimery Lage Amorim, da Escola Municipal Hermes de Oliveira Barbosa, do bairro Pedra Branca, chegou com sua delegação ao ginásio Ely Amâncio, às 7h30. O educandário inscreveu no evento 30 alunos de seis a oito anos de idade.

“É uma alegria vê-los tão empolgados porque estão aprendendo e também se divertindo. Os Jogos Psicomotores reforçam a importância das atividades serem feitas em conjunto, sem foco exclusivo na competição. Aqui, um aluno conhece a escola do outro, valoriza a arte feita pelo colega e pratica a cooperação e o respeito”, comemora a diretora.

A pequena Júlia Souza Araujo, de seis anos, da Escola Municipal Hermes de Oliveira Barbosa, enfatizou que entre todas as atividades de que participou a aula de “Bate Copo” foi a que mais chamou sua atenção. “Tem muitas brincadeiras legais, mas eu gostei de bater o copo na mesa e ouvir o som que sai. Todo mundo junto é legal”, disse. A atividade é de iniciação musical, com ênfase em percussão, e reforça a importância do ritmo e aguça a sensibilidade musical.

Os alunos que participarem dos Jogos Psicomotores serão premiados com medalhas.

Até a próxima sexta-feira (31), as escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino serão responsáveis pela apresentação de números de dança, teatro e música feitos por seus alunos.

Confira as novas programações da Olicei

Jogos Psicomotores e Mostra Cultural

 

Dias: 27/08 a 31/08

Horário: 7h30 às 16h30

Local: Ginásio Ely Amâncio / 7 de Outubro – bairro Veneza

 

Corrida Rústica Olicei 2018

Dia: 02/09

Horário: 7h às 11h

Local: Parque Ipanema

Inscrições: abertas a todas as escolas de Ipatinga até o dia 29/08, na Secretaria Municipal de Educação (3º andar da PMI).

 

Atletismo Olímpico e Paralímpico

Dia: 03 e 04/09

Horário: 7h às 11h

Local: Usipa

Jogos Escolares de Ipatinga (JEI)

A partir do dia 10/09, Handebol, Futsal, Vôlei, Câmbio e Basquetebol

Horário: 8h

Local: Ginásio Ely Amâncio / 7 de Outubro

Você também pode gostar