Cultura

Oikós e Fundação Aperam abrem as portas para visitação

TIMÓTEO – O Centro de Educação Ambiental da Aperam – Oikós, segue recebendo escolas para visitas monitoradas a equipamentos alternativos ambientais e caminhadas pelas trilhas interpretativas. A iniciativa tem como objetivo apresentar esses espaços aos alunos e motivá-los para que sejam multiplicadores de ações sustentáveis em sua escola, bairro, cidade.
Durante o passeio, os alunos aprendem sobre as diversas atividades desenvolvidas em todo o Centro de Educação Ambiental, como no minhocário e no viveiro de mudas. Também são apresentados aos visitantes a maquete da bacia hidrográfica, o insectário e o meliponário. A programação educativa é encerrada com a trilha interpretativa, uma pequena e importante amostra dos quase mil hectares remanescentes da mata atlântica que compõe o cenário.
Além desses atrativos, o próprio professor que acompanha sua turma, pode utilizar o espaço para mostrar aos alunos, na prática e de forma lúdica e dinâmica, o que foi aprendido em sala de aula.
Em mais de duas décadas de existência, o Oikós ultrapasou a marca de 56 mil estudantes atendidos. Para o aluno da Escola Estadual Getúlio Vargas, Matheus Felipe, de apenas oito anos, que participou do projeto, a visita foi encantadora e prazerosa. “É a segunda vez que venho ao Oikós, um lugar onde aprendo e me divirto muito”, destacou.

CENTRO CULTURAL

O Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita também está de portas abertas para receber escolas que desejarem visitar as exposições em cartaz na galeria e o Museu Aperam South America. Com objetivo de ampliar o horizonte dos estudantes por meio da história, o segundo andar da antiga Casa de Hóspedes divide seu espaço entre painéis e objetos que ajudam a contar a trajetória da Aperam South America e, ao mesmo tempo, retrata a história do desenvolvimento da nossa cidade, as primeiras construções e urbanizações a partir da instalação da indústria.
No primeiro andar, o espaço cultural mantém uma programação diversificada com exposições, lançamentos de livros e espetáculos.
Para a professora de língua portuguesa, Josiane Viana, da Escola Estadual Antônio Silva, a visita é uma oportunidade de incrementar o repertório cultural dos alunos. “Essa visita é muito importante para mostrar aos nossos alunos um pouco da história da nossa cidade, além de despertar o seu interesse pela cultura. A partir dessas vistitas, desenvolvemos atividades como produção de texto e debates sobre a história, a geografia, a cultura da região. Esse diálogo multidisciplinar dentro de sala de aula é sempre muito positivo”.

SERVIÇO
As escolas que se interessarem em agendar uma visita monitorada ao Oikós podem ligar no telefone 3849.1101, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e 13h30 às 17h, ou pelo e-mail oikos@aperam.com.
As escolas interessadas em agendar uma visita ao Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita podem ligar no telefone 3849.7744, de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 12h e 13h30 às 17h.

Você também pode gostar