Cidades

Oficinas capacitam profissionais da saúde

(Crédito: ACS/PMT)

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo capacitou 110 profissionais entre enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde de 13 Unidades Básicas de Saúde neste ano. As oficinas fazem parte da Rede Amamenta e Alimenta Brasil – RAAB e foram cadastradas no sistema do Governo Federal.

O objetivo é qualificar os profissionais da atenção básica para incentivar o aleitamento materno e alimentação saudável para crianças menores de dois anos de idade; e, também, formar tutores para a rede de atenção básica que irão apoiar, fortalecer, planejar, acompanhar e avaliar as ações de incentivo ao aleitamento materno durante o pré-natal.

De acordo com dados da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir em 22% a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida – nos países em desenvolvimento. No Brasil, 69,3% das mortes de crianças com menos de um ano ocorrem no período neonatal e 52,6% na primeira semana de vida.

CAPACITAÇÃO
As oficinas foram ministradas pela enfermeira Isabel Cristina Domingues e a nutricionista Taís Schmidt, tutoras do programa no município, formadas pelo Estado. Elas abordaram temas como a importância do aleitamento materno para a criança e para a mãe, manejo adequado das mamas e técnicas eficazes para amamentação, desenvolvimento infantil, hábitos alimentares saudáveis desde a infância e dieta adequada para crianças de 0 a 2 anos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com