Cidades

Oferta de exames de raio-x em Ipatinga triplica em fevereiro

Número de radiografias agendadas mensalmente triplicará já no próximo mês, com objetivo de zerar a demanda da rede até maio

 

IPATINGA – Focada na humanização e na melhoria do atendimento dos usuários da rede pública, a prefeitura de Ipatinga, por meio da secretaria municipal de Saúde, anunciou que o número de vagas para agendamento mensal e a realização de exames de raio-x triplicará, já  nos primeiros dias do mês de fevereiro. Atualmente são realizados 1000 procedimentos desse tipo no município mensalmente, com a ampliação esse número passará para 3000 exames.

O prefeito Nardyello Rocha enfatiza que mesmo com a imensa dívida do Estado junto ao município, acumulada no último ano, somando quase R$ 90 milhões somente na saúde, os investimentos na área não param. Além da ampliação da oferta de raio-x, em apenas 30 dias foram inauguradas pela atual gestão duas novas Unidades Básicas de Saúde na cidade.

“Na contramão do que está ocorrendo em quase todas as cidades mineiras, onde as prefeituras estão sem condições de manter os serviços básicos da saúde, e até mesmo ameaçando o início do ano letivo escolar, devido à alta divida do Estado, Ipatinga segue abrindo novas UBS´s e expandindo os atendimentos na saúde. Espero que essa ampliação no número de exames de raio-x traga mais dignidade para quem busca evitando as filas e os transtornos para os ipatinguenses”, destacou.

MELHORIAS      

Para a secretária de Saúde, Érica Dias, o aumento no número de exames é reflexo da melhora e crescimento na infraestrutura da rede de saúde do município. “Temos um aumento da demanda, mas em contrapartida também houve investimento na rede, com novas unidades e a contratação de médicos e profissionais da área”, diz.

Segundo Érica, o incremento no número de exames mostra a importância do investimento realizado pela secretaria de Atenção Básica. “Temos que estar próximos da população, com um atendimento humanizado e de qualidade, e a Atenção Básica é essencial para esse objetivo”, concluiu.

TRIAGEM

Cintia Barbeta, Diretora do Departamento de Atenção Especializada, explica que os raio-x são feitos atualmente na Policlínica Municipal. Com a ampliação, os funcionários da unidade entrarão em contato com o usuário para agendar o dia e o horário do exame.

“A expectativa é zerar a fila em até quatro ou cinco meses. A nossa proposta é que após eliminar esse acúmulo, o paciente, já saia do consultório médico e consiga marcar imediatamente o exame de raio-x”, disse Cíntia, acrescentando que o investimento do atual governo na área da saúde possibilita o paciente aguardar por menos tempo pelo resultado do exame.

“Nós tínhamos somente um médico radiologista na rede e com isso tivemos um acúmulo grande de exames de raio-x a serem realizados, e conseqüentemente uma demora na entrega dos resultados. Com a contratação de um novo profissional de radiologia, hoje não temos mais laudos em atraso. Antes o paciente demorava quatro meses para ter o resultado em mãos, agora com 15 dias ele tem acesso ao laudo e caso precise, já pode ser acompanhado por nossas equipes”, concluiu Cíntia.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com