Cidades

Obras do Aeroporto Regional do Vale do Aço são iniciadas

IPATINGA – Após mais de um ano fechado, finalmente foram iniciadas as obras do Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso. Na desta quinta-feira (08), o governador Romeu Zema assinou a ordem de serviço em uma cerimônia online, com a participação de várias lideranças regionais, como a deputada estadual Rosângela Reis.

Uma retroescavadeira já começou a fazer a retirada do pavimento da pista de pouso e decolagem, que será totalmente refeita em uma largura de 30 metros, nos dois quilômetros de extensão.

Segundo a Infraero, em vários pontos será necessário fazer a escavação em uma profundidade de até um metro, para refazer a fundação da pista, que precisa suportar uma quantidade imensa de peso, no momento de pouso das aeronaves. Ainda estão previstos o restauro das pistas de táxi-aéreo, o pátio do aeródromo, bem como a sinalização horizontal da pista de pouso e decolagem.

Além da pista, o terminal também receberá um novo forro para o teto e também pintado, além da expansão do estacionamento da unidade. A previsão de conclusão das obras é de 120 dias e a expectativa é a retomada dos voos até o fim de agosto.

A intervenção está orçada em mais de R$ 12,5 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), além de recursos de contrapartida do Governo do Estado.

A deputada Rosângela Reis visitou as obras do aeroporto, junto com o presidente da Fiemg Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, e o superintendente do Aeroporto Regional, Ronan Fernandes.

“Nossa região perde muito sem um aeroporto, pois são negócios e empregos perdidos. Uma região rica como o Vale do Aço precisa de uma estrutura aceitável, ainda mais com as obras da BR-381 paralisadas. Desde o primeiro dia deste mandato pressionei o Governo de Minas para agilizar essa obra. Tivemos uma luta grande para a reforma emergência, para essa obra definitiva também. Agora, o novo desafio é garantir a expansão deste terminal para garantir mais desenvolvimento para a região”, afirmou Rosângela Reis.

O recurso para as obras do aeroporto regional estava garantido desde o ano passado e a empresa já está contratada. O atraso para o início das obras ocorreu em função do período eleitoral e posteriormente devido à estação chuvosa, entre outubro e março.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com