Cidades

OAB Federal promete destinar recursos para sede em Ipatinga

Durante a solenidade, Eduardo Figueredo pediu a intervenção da OAB Nacional para a instalação do posto da Polícia Federal no Vale do Aço      (Crédito:Marilélia Rocha)

IPATINGA – Advogados, juízes e promotores participaram na manhã de terça-feira (19) do lançamento da pedra fundamental da sede própria da 72a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Ipatinga.
A placa com a indicação de onde serão as futuras instalações da entidade foi descerrada pela primeira funcionária da OAB local, Dona Ieda, juntamente com o presidente da OAB nacional, Marcus Vinicius Furtado Coelho, do presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves e do presidente da 72ª Subseção Eduardo Figueiredo.

Em seu discurso de abertura, Eduardo ressaltou o empenho dos demais presidentes da Ordem em prol da classe desde a criação da unidade de Ipatinga, no dia 4 de março de 1982. “Sonhos não morrem, apenas adormecem em nossa alma. Estamos concretizando um sonho alimentado por quase 33 anos. Agradeço a todos que ajudaram nesse processo e reconhecem a importância da sede da OAB para a classe jurídica”, declarou.
Figueredo lembrou que a construção da Casa do Advogado já podia ter acontecido, mas como a área não estava regularizada, o processo de legalização do terreno levou quase três anos.

A sede própria será construída numa área de aproximadamente 700 metros quadrados no lote 1 B, Quadra 71, da rua Edgar Boy Rossi, Centro de Ipatinga. O projeto da edificação vai contemplar salas de apoio para os advogados, biblioteca, auditório e ainda salas de reuniões para atender à comunidade.

Eduardo lembrou que durante sua primeira gestão foram construídas três salas de apoio para os advogados e ainda revitalização da sala existente no Fórum de Ipatinga. Só na cidade, existem mais de 1.300 advogados inscritos na Ordem.
Ele informou que o projeto estrutural foi encomendado e a previsão é de que sejam necessários dois anos para a finalização da obra. O projeto também contempla espaços para a atuação da Defensoria Pública.

POLÍCIA FEDERAL

O presidente da Subseção de Ipatinga fez a Marcus Vinicius um pedido para que a OAB nacional intervenha junto ao Ministério da Justiça pela instalação de um posto da Polícia Federal no Vale do Aço.
“Não justifica termos uma Vara Federal instalada na cidade com jurisdição para mais de 100 municípios que alcança quase 1 milhão de habitantes, e termos que ir a Governador Valadares para tirar um passaporte”, citou.

A questão da duplicação da BR-381 também foi lembrada por Eduardo. Ele ressaltou que o atraso do projeto tem inviabilizado o desenvolvimento econômico regional. Os pleitos feitos durante o evento vão ser levados a Brasília pelo presidente da OAB nacional. “As reivindicações feitas aqui serão levadas ao conhecimento das autoridades competentes. A OAB vai dialogar com o Ministério da Justiça ainda este mês”, prometeu Coelho.

Marcus Vinicius Furtado agradeceu o apoio dos gestores municipais que entenderam a importância do advogado e doaram o terreno para a construção da sede própria. “Minas Gerais é a síntese do que há de melhor no país. Se faltar verba, o Conselho Federal está à disposição para abrir os cofres e subsidiar a construção do prédio. Não lançamos pedra fundamental para outros construírem”, garantiu.

OAB ESTADUAL
Também presente ao evento, Luiz Cláudio, presidente da OAB de Minas Gerais, destacou que a 72a Subseção é uma das mais importantes das 205 instaladas no Estado. Ele ainda declarou que OAB é a instituição civil mais importante do país. “Penso que os prédios da Ordem deveriam ser denominados de Casa do Advogado e da Cidadania. Esperamos que essa obra comece imediatamente porque os advogados de Ipatinga merecem um espaço para exercer sua função”, afirmou.

A licitação da obra vai ser feita pela OAB Minas Gerais, que tem promovido a distribuição dos recursos da advocacia mineira para as subseções de todo o Estado. A venda de um prédio em Belo Horizonte vai subsidiar os investimentos em Ipatinga e outras cidades.

O presidente do Conselho Nacional destacou o bom desempenho da OAB Minas Gerais, sob o comando de Luiz Cláudio, para enaltecer o trabalho do advogado. “A seccional mineira sempre se notabilizou por valorizar o advogado onde ele se encontra, justamente nas subseções. Essa é uma prática que o presidente Luiz Cláudio vem de forma efetiva espalhando por todo o Estado e sendo exemplo no país”, elogiou.

TERRENO
A prefeita Cecília Ferramenta também (PT) esteve na solenidade da OAB e lembrou que a entidade desenvolve um importante trabalho para sociedade, motivo pelo qual a doação do terreno localizado na Praça dos Três Poderes, feita pelo antigo governo, é legítima. “O que é bom para Ipatinga a gente continua. A construção da Subsede na Praça dos Três Poderes vem para estreitar nossa relação”, disse. Ela ainda pediu apoio à OAB para ajudar na revitalização da Feirarte, tradicional feira gastronômica e cultural realizada na Praça dos Três Poderes. “Vamos aliar a construção da sede à revitalização da Feirarte. Ela faz parte da cultura e da história de Ipatinga e quase teve que encerrar suas atividades, devido ao descaso das duas últimas gestões. Por isso, pedimos ajuda aos representantes da OAB nesse processo”, solicitou.


Execução de Rodrigo Neto sensibiliza OAB Nacional
Ipatinga –
A OAB Nacional e estadual confirmaram ontem (20) que vão solicitar ao Ministério da Justiça a possibilidade de ingresso da Polícia Federal para apurar a morte do jornalista Rodrigo Neto.
O presidente Marcus Vinicius disse que os autores e os mandantes devem ser punidos para servir como exemplo à construção de uma sociedade fraterna em respeito à vida e à liberdade de expressão.

“Consideramos que esse homicídio é um crime contra toda a sociedade brasileira e a liberdade de expressão, portanto contra os valores democráticos constitucionais. Junto com o presidente da OAB Minas Gerais, Luiz Cláudio, vamos levar essa preocupação também ao Ministro da Justiça, inclusive solicitando que a Polícia Federal possa contribuir na investigação deste crime”, defendeu.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com