Cultura

‘O que é que a cidade tem?’ faz adoção de praças na cidade

IPATINGA – A movimentação começou cedo na Praça Juventino Gomes Ribeiro, do bairro Limoeiro, nesta quinta-feira (16). Isso porque a Prefeitura de Ipatinga realizou ao longo do dia as atividades do “O que é que a cidade tem?”, um projeto intersetorial de revitalização e manutenção coletiva de espaços públicos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, culturais, esportivas e artísticas. A ação que vai circular todas as nove regionais é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação com a participação das secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Obras Públicas e Saúde.

“Acreditamos que o modelo de Educação que trabalhamos em nossas unidades transcende os muros da escola. É preciso pensar o desenvolvimento integral dos estudantes, estimulando a cidadania e o sentimento de pertencimento à cidade onde ele vive, e nós entendemos que isso também é papel da escola”, afirma a secretária municipal de Educação, Leida Tavares.

PARTICIPAÇÃO
O evento lotou a praça durante todo o dia com apresentações de dança, percussão e exposição de trabalhos artísticos dos alunos das escolas municipais João Reis de Souza e Lucinda Fernandes Madeira. A equipe do Ipatinga: Cidade Leitora marcou presença em um espaço aconchegante de leitura montado especialmente para este dia. Além disso, a parceria que já é sucesso com a Fundação Brasileira de Xadrez levou profissionais e jogos para ensinar o esporte aos presentes.

A aluna da Escola Municipal João Reis de Souza, Larissa Serafim, de 12 anos, conta que o projeto “O que é que a cidade tem?” já vem sendo discutido pelos alunos nas atividades em sala de aula. “Aprendermos que a praça de nosso bairro é espaço de lazer e aprendizagem e precisamos motivar a todos para cuidarmos deste espaço”, conta. A estudante está atenta ao espaço e também fez suas sugestões “Sugeri que a praça tivesse mais brinquedos para as crianças, um jardim, um banheiro e, também, mais lixeiras”, aponta.

SUGESTÕES
Os moradores e comerciantes do bairro também participaram ativamente sugerindo as melhorias que eles desejam para que a Praça Juventino Gomes Ribeiro seja um espaço de convivência para a população e de aprendizagem para os alunos das escolas do bairro. Eles também contaram com os serviços da equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro, com orientações sobre hipertensão, diabetes e aferição de pressão.

Seu Dionísio Ferreira de Souza, de 55 anos, mora no Limoeiro há 45 anos e chegou cedinho para acompanhar o movimento e dar sua opinião. “Há muito tempo não vejo um evento desse tipo aqui na praça”, disse. O seu Dionísio quer que a Prefeitura avalie a implantação de uma unidade da Academia da Saúde no local. “Acho que este equipamento vai beneficiar crianças, jovens, adultos e idosos. Quanto mais bonita e bem cuidada a praça estiver, mais eventos como este vão acontecer por aqui”, avalia.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com