Cidades

O custo-benefício da opção pelo inox

Versátil, resistente e altamente durável, o aço inox também está cada vez mais presente no mercado, com ênfase em grandes projetos arquitetônicos, por aliar modernidade às qualidades técnicas e custo atrativo. Inaugurado no ano passado, em Fortaleza, a arena Plácido Castelo, o Castelão, chamou a atenção pela fachada, inteiramente feita em chapas expandidas de aço inoxidável, fornecidos pela Empresa. No total, foram 80 toneladas de aço K44 2B. Já em São Paulo, 280 toneladas de inox compõem a imponente fachada do Allianz Parque, estádio mais moderno do país, espaço multiuso e palco de grandes eventos, com inauguração prevista para o final de outubro.

No Rio de Janeiro, a modernização do Estádio Mário Filho, mundialmente conhecido como Maracanã, incluiu na área interna corrimãos, guarda-corpos, rampas e peças dos banheiros em inox. “A durabilidade e o fato de possuir um aspecto excelente, sem a necessidade de outros acabamentos, foram determinantes para nós. Mesmo não sendo a alternativa mais barata, é o melhor custo-benefício”, explica o arquiteto Daniel Fernandes, responsável pela obra.

No mar, as características do aço inox também são vantajosas. A expedição Oriente, realizada pela Família Schurmann, está sendo feita no veleiro Kat, com mais de 19 toneladas de aço inoxidável em sua estrutura. Para viajar por dois anos, 55 mil quilômetros, 29 países e cinco continentes, era necessário um barco com muita resistência à corrosão e outros danos, qualidades presentes no inox.

Investimentos

Com uma equipe atenta às oportunidades emergentes, a empresa vem garantindo a presença nos mais variados segmentos de mercado. Hoje, além das aplicações em eletrodomésticos e automóveis, o aço inoxidável está em mobiliário urbano, no setor sucroalcooleiro, de exploração do petróleo e nas indústrias de papel e celulose e muitos outros.

Os aços elétricos e o carbono se beneficiam da mesma lógica de negócios: forte conexão com as necessidades mercadológicas, respondidas por meio de uma produção pautada pela busca constante da qualidade e dos melhores custos.

Este ano, investimentos para ampliar o portifólio dos aços elétricos ganharam destaque. Em julho, o Grupo Aperam aprovou investimentos de US$ 17 milhões do projeto de produção do aço HGO (aço elétrico de grão super orientado) e de aumento da competitividade do GO (aço elétrico de grão orientado). Em abril, outros US$ 8 milhões haviam sido aprovados para o Laminador Sendzimir (LB1).

O aço elétrico HGO apresenta características como alta permeabilidade, baixa perda magnética e maior eficiência energética, que irá contribuir para manter a participação da Aperam no mercado, frente aos concorrentes internacionais. Já a modernização do LB1 vai trazer novas tecnologias ao equipamento e aumentar a velocidade de laminação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com