Policia

Novos comandantes prometem esforços na redução de crimes

Novos comandantes prometem não medir esforços para reduzir altos índices de criminalidade
(Fotos: Gizelle Ferreira)

IPATINGA – A solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (8), na sede do 14º Batalhão de Polícia Militar, oficializou a mudança de comando do quartel e da 12ª Região de Polícia Militar. Além dos oficiais da PM, a cerimônia contou ainda com a presença de policiais civis, autoridades políticas e religiosas.

O coronel Geraldo Henrique Guimarães, que ocupava o comando da 12ª RPM, foi para a reserva da Polícia Militar, e em seu lugar assume o coronel Jordão Bueno Junior, vindo da 14ª RPM, em Curvelo, na região Central de Minas Gerais. Em sua despedida ontem, o coronel Geraldo Henrique – que ficou à frente da 12ª Região por quatro anos – disse que deixa o comando com a sensação de dever cumprido, embora não tenha visto a concretização do Centro de Internação para Adolescentes Infratores.

O coronel lembrou que ao chegar ao Vale do Aço, o índice de envolvimento de adolescentes infratores já era preocupante, o que possibilitou identificar o maior problema no sistema de defesa local. “Conseguimos realizar várias coisas, mas a grande frustração que eu diria é de não ter conseguido deixar o CIA funcionando”, pontuou.

PRIORIDADE
Há cerca de 15 dias o novo comandante da 12ª RPM, coronel Jordão Bueno, já está no Vale do Aço. Nesse período, o policial conheceu os chefes de seção e se situou sobre as problemáticas na segurança pública na região. O coronel Jordão reconhece que a região é desafiadora, devido aos índices de criminalidade, principalmente os violentos, e acredita que somente a integração entre os órgãos de defesa social possa mudar o atual quadro. “Polícia Militar, Civil, Ministério Público, Judiciário, sistema prisional, bombeiros, e as forças vivas da comunidade podem fazer um trabalho para reduzir esses índices”, disse.

O coronel Bueno afirmou que uma de suas prioridades é tornar realidade o Centro Provisório para Menores Infratores, pois reconhece que a presença do adolescente infrator na criminalidade é bem marcante no Vale do Aço. “O CIA é um desafio de todos os órgãos e uma prioridade do Estado também. O menor pode ser visto como uma vítima do sistema de defesa social que está imposto. O adolescente não precisa de algemas, e sim de atenção, pai, mãe, religião”, considera.


O coronel Jordão Bueno Junior assume o comando da 12ª RPM

 

Foco do novo comando é o combate aos crimes violentos
Ipatinga
– O combate aos altos índices de Crimes Violentos é o principal foco do novo comando do 14º BPM. O quartel da PM em Ipatinga passa a ser comandando pelo tenente-coronel Edvânio Carneiro, que ocupa a vaga do ex-comandante, tenente-coronel Francisco Assis, que pediu sua transferência para o Sul de Minas por motivos particulares.

Conforme o último Boletim Criminal divulgado pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), os Crimes Violentos em Coronel Fabriciano apresentaram aumento de 6,3% no comparativo de 2012/2011. No mesmo período, de acordo com os levantamentos, os Homicídios apresentaram aumento de 13,7%.

Já em Ipatinga o número é um tanto assustador levando em conta a população, aproximadamente 240 mil habitantes (Censo 2010). Os Crimes Violentos na cidade tiveram um aumento de 18,8% se confrontados os anos de 2011 e 2012. Os Assassinatos tiveram um acréscimo de 29,3% de um ano para o outro.

Edvânio retorna ao Vale do Aço depois de alguns anos no comando do batalhão de Itabira e espera com grandes esforços reduzir os atuais índices de criminalidade na região. “Tem que se fazer aquele policiamento de proximidade, ou seja, aquele mais próximo do cidadão. A gente pretende investir em todas as áreas do batalhão, não somente no serviço de inteligência”, afirma.

CIA
Após dois anos à frente do 14º BPM, o tenente-coronel Francisco Assis, apesar de todos os esforços voltados para o combate à criminalidade, viu um dos índices mais altos de crimes violentos na região, principalmente os assassinatos, tentativas de homicídio e várias sequências de roubos à mão armada.

Embora os números sejam negativos, o policial disse que fez o possível para manter os níveis aceitáveis de violência, e considerou que as altas taxas de crimes na região são fenômeno social. “Se eu não consegui fazer tudo que eu gostaria foi por limitações da própria instituição e do sistema de defesa como um todo, mas me dediquei ao máximo e levo comigo o orgulho de ter comandando o 14º BPM, uma das mais importantes unidades da PM. Meus agradecimentos a todos”, despediu-se Assis.

A falta de um Centro Provisório para a Internação de Adolescentes também foi pontuado pelo ex-comandante do 14º BPM. O oficial estima que se pelo menos fosse possível internar os 20 infratores mais contumazes, o índice de criminalidade cairia cerca de 40%. “Em 2008 chegou existir 32 adolescentes internados no Ceresp. Se hoje a gente conseguisse internar essa mesma quantidade de menores infratores no Vale do Aço, a criminalidade cairia na hora”, avaliou.

Assis irá retornar ao Sul de Minas, onde vai comandar a 6ª Região de Polícia Militar com sede em Lavras. Em várias conversas com a reportagem do DIÁRIO POPULAR, Assis já havia antecipado a sua vontade de voltar ao Sul de Minas, onde reside sua família.


O tenente-coronel Edvânio Carneiro assumiu o 14º BPM

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com